Libertadores retorna com mudanças no regulamento; veja o que mudou
O campeonato retornou depois de seis meses com novos protocolos e times com lista de inscritos atualizada
Libertadores retorna com mudanças no regulamento; veja o que mudou
SBT Sports
• Atualizado em
Publicidade
As 32 equipes voltam a disputar a Libertadores da América a partir desta terça-feira (15), após seis meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal competição do continente retoma as atividades dando continuidade à fase de grupos, mas desde a última partida, disputada no dia 12 de março, muita coisa mudou não só na competição, mas também no mundo.
Para os torcedores, que estão meio perdidos com as novas mudanças, e para recapitular o que já havia acontecido nas duas primeiras rodadas do torneio continental, o SBT preparou um resumo dos detalhes mais importantes para entrar conectado na volta da Libertadores.
Mudança no calendário e nas regras
A maior modificação é em questão ao calendário da competição, por conta da paralisação de seis meses. A final da Libertadores, antes marcada para novembro deste ano, agora vai ser realizada só em 2021. Ainda será uma final única que tem o Maracanã como palco, mas deve acontecer em três possíveis datas (23, 24 ou 30 de janeiro).
Para que o torneio voltasse mesmo em meio à pandemia, novas regras foram criadas para garantir a segurança dos jogadores, comissões técnicas, staffs e todos os envolvidos na realização da competição.
- Os jogos continuam acontecendo com portões fechados, sem a presença de torcida nos estádios;
- todos passarão por testagem antes das partidas;
- as equipes vão contar com um auxílio da Conmebol para contratar voos particulares para os jogos fora de casa;
- o número de jogadores inscritos por time aumentou para 50.
Dentro de campo, algumas regras também mudaram. Agora, as equipes podem fazer até cinco substituições, respeitando as três paralisações durante o jogo. Está proibido cuspir, assoar o nariz, beijar a bola e trocar camisas com os adversários durante ou no final das partidas. A organização do torneio também permitiu que um mesmo jogador atue por duas equipes diferentes durante a competição, no caso de troca de clube, o que era proibido anteriormente.
Como parou o campeonato?
A Copa Libertadores foi paralisada oficialmente no dia 12 de março, em uma quinta-feira, após a realização das últimas partidas da 2ª rodada da fase de grupos, com os duelos entre Racing-ARG 1x0 Alianza Lima-PER, Nacional-URU 1x0 Estudiantes de Mérida e o primeiro Grenal da história da competição, que terminou sem gols e com 8 expulsões.
O atual artilheiro da competição é o atacante Fidel Martínez, do Barcenola de Guayaquil, com 8 gols marcados desde a fase preliminar da competição. Martínez acabou se despedindo do clube equatoriano e foi vendido para o Shanghái Shenhua, da China. Em segundo lugar na artilharia vem o atacante do Palmeiras, Luiz Adriano, com 4 gols.