Neymar completa um ano no Santos, mas segue fora de campo
Lesões marcam passagem e colocam Copa do Mundo em xeque

Neymar completa neste sábado (31) um ano desde o retorno ao Santos, mas a data simbólica chega cercada por incertezas. O aniversário do ídolo terá festa na Vila Belmiro, porém sem o principal: futebol. O camisa 10 não estará em campo no clássico contra o São Paulo, às 20h30, no MorumBIS, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
A comemoração pelo primeiro ano do “prata da casa” no Peixe será com shows e homenagens, mas também com um balanço que frustra expectativas. Afinal, Neymar disputou apenas 28 partidas e marcou 11 gols em 2025. Na maior parte do período, ficou afastado por problemas físicos.
Quando retornou em janeiro de 2025, Neymar já não atuou na estreia do Paulistão, justamente contra o São Paulo. Inclusive, nesta nova passagem pelo clube, o craque ainda não enfrentou o rival tricolor. Sua reestreia foi diante do Botafogo-SP. Ele até conseguiu emendar seis jogos, mas precisou parar por causa de um edema na coxa, ficando fora das quartas de final do Estadual.
No Brasileirão, o roteiro se repetiu. Três dias após a estreia contra o Fluminense, em abril, Neymar sofreu nova lesão muscular e saiu chorando de campo na partida diante do Atlético-MG.
Entre idas e vindas por causa dos tratamentos, o camisa 10 tomou uma decisão arriscada no fim do campeonato. Mesmo sem estar 100%, entrou em campo na base do sacrifício para tentar evitar o rebaixamento do Santos — e foi decisivo. Fez um gol e deu uma assistência na vitória por 3 a 0 sobre o Sport e marcou os três gols no triunfo pelo mesmo placar contra o Juventude.

Em recuperação, Neymar vive incertezas
Após livrar o Santos da degola, Neymar passou por cirurgia no dia 22 de dezembro. Desde então, segue em recuperação e trabalha para voltar aos gramados.
A expectativa da comissão técnica é de que ele possa enfrentar o São Paulo em casa, na próxima quarta-feira (4/2), às 20h, na Vila Belmiro.
Com tantos problemas físicos, o atacante também vive a insegurança em relação à Seleção Brasileira. Assim, Neymar corre contra o tempo para se recuperar plenamente e convencer o técnico Carlo Ancelotti de que tem condições de disputar a Copa do Mundo de 2026 e ainda ser protagonista.









