Gol de mão da Nigéria impede classificação antecipada da África do Sul à Copa
Nigéria precisa de um milagre para conseguir ir para repescagem

Jogada 10
África do Sul e Nigéria empataram em 1 a 1 em um jogo movimentado e com muitas chances para ambos os lados, nesta terça-feira (9), pela oitava rodada das Eliminatórias da África. Os sul-africanos abriram o placar com um gol contra de Troost-Ekong, mas os nigerianos chegaram à igualdade com Bassey, em um gol de mão que gerou muita polêmica.
O jogo
A África do Sul começou melhor e comandou as melhores oportunidades no primeiro tempo, tanto que viria a abrir o placar cedo. Nkota recebeu livre pela direita e cruzou rasteiro para a área. O zagueiro Troost-Ekong tentou fazer o corte, mas mandou para o próprio gol e marcou contra. O tento sofrido assustou a Nigéria, que precisava da vitória e, assim, se lançou ao ataque. O empate veio na reta final do primeiro tempo e com muita polêmica: Bashiru avançou pela direita e cruzou na área. Bassey subiu mais que todo mundo e cabeceou; a bola bateu em seu braço e morreu no fundo das redes. Como nas Eliminatórias Africanas não existe VAR, o gol foi validado, para revolta dos sul-africanos.
No segundo tempo, o jogo ficou aberto e com as duas equipes tendo oportunidades para a vitória. A África do Sul se mostrou mais organizada, mas pecava no último passe. Já a Nigéria, desesperada pela vitória, se lançava sem organização ao ataque e não conseguia levar perigo à meta adversária. Assim, o empate ficou justo para as duas seleções.

Nigéria se complica, África do Sul próxima da Copa
Com o resultado, a África do Sul chegou aos 17 pontos e precisa de apenas mais um ponto para garantir seu lugar na Copa do Mundo de 2026. Já a situação da Nigéria é muito complicada. Afinal, os nigerianos precisam ficar entre os quatro melhores segundos colocados para ir à repescagem, mas, neste momento, estão na oitava colocação entre os vices de cada chave. Além disso, a situação pode piorar caso o Benim vença o Lesoto e assuma a segunda posição.