Chelsea doa parte da premiação do Mundial de Clubes aos familiares de Diogo Jota
Atacante morreu ao lado do irmão, André Silva, em acidente de carro na Espanha, em julho

O Chelsea promoveu um reconhecimento simbólico à memória de Diogo Jota e seu irmão André Silva, mortos em um acidente na Espanha, no dia 3 de julho. Campeão inédito da Copa do Mundo de Clubes, os Blues destinaram parte da premiação do torneio aos familiares do eterno camisa 20 do Liverpool. O gesto foi articulado em acordo entre diretoria, jogadores e comissão técnica de Enzo Maresca.
Segundo o site The Athletic, o clube londrino arrecadou cerca de 100 milhões de euros (R$ 630 milhões à época) pelo título mundial. Os atletas receberam parcelas de 13,2 milhões de euros cada (aproximadamente R$ 83 milhões) — mesma quantia destinada à família de Jota.
A morte precoce dos irmãos comoveu torcedores, colegas e dirigentes. Pedro Neto, atacante dos Blues e amigo próximo do português, entrou em campo com uma camisa em homenagem aos atletas e chorou durante o minuto de silêncio antes do duelo contra o Palmeiras, nas quartas de final do torneio.
Morte de Diogo Jota e André Silva
O eterno camisa 20 dos Reds morreu no dia 3 de julho ao lado do irmão, também jogador de futebol, em um acidente de carro na região de Zamora. Com destino final à Inglaterra, a dupla seguia o primeiro trecho da viagem em uma Lamborghini, quando o pneu do veículo estourou durante uma ultrapassagem.
Por volta de 0h30 no horário local (19h30 de Brasília), o automóvel perdeu o controle, coincidiu violentamente contra um bloqueio na pista e pegou fogo. Os irmãos morreram carbonizados no local.
Liverpool também atuará em apoio à família
Casa do português desde 2020, o Liverpool confirmou que manterá o pagamento dos salários do jogador até o fim do contrato — que terminaria em dois anos. A decisão também contempla os bônus por metas esportivas previstas no vínculo. Assim, a quantia será mensalmente direcionada aos familiares do atacante.

O clube também decidiu aposentar a camisa 20 em homenagem ao português, que defendeu os Reds em 182 oportunidades, com 65 gols marcados. Além disso, torcedores promoveram um memorial ao atleta em Anfield e preparam novas ações para estreia da Premier League.









