O Vasco enfrenta uma sequência ruim e, se perder neste sábado (3) para o Bragantino, somará três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos. Esse é o mesmo retrospecto que levou à demissão de Álvaro Pacheco. No entanto, o contexto era diferente: o português não venceu nenhuma partida sob o comando do Gigante da Colina e esteve à beira do gramado em apenas quatro embates, incluindo a goleada de 6 a 1 para o Flamengo.
A situação com Rafael Paiva é distinta. Após a demissão de Álvaro, o atual treinador teve uma excelente sequência, com seis vitórias, um empate e uma derrota. Além disso, ele conseguiu tirar o Vasco da zona de rebaixamento e colocou o time na décima primeira colocação.
Recentemente, o Cruzmaltino tem enfrentado dificuldades em criar jogadas e, consequentemente, em ter chances de gol. Nos jogos contra Atlético-MG e Grêmio, a equipe finalizou apenas uma vez no gol e teve menos posse de bola. Contra o Atlético-GO, foram duas finalizações, sendo uma delas no final do segundo tempo, quando a pressão estava toda do lado vascaíno.
Os três últimos duelos foram fora de casa. Contra o Bragantino, será o primeiro confronto em São Januário desde a partida contra o Corinthians, em 10 de julho. Sob o comando de Rafael Paiva, o Vasco não perdeu como mandante: são três vitórias e dois empates em cinco jogos disputados.