Na manhã desta sexta-feira (2), no Stade de France, o Brasil estreou no salto em altura feminino nas Olimpíadas de Paris. Nas classificatórias, Valdileia Martins saltou o sarrafo em 1.92m, para bater o recorde brasileiro e avançar à final da modalidade.
A prova contou com 30 atletas, divididas em dois grupos, que disputaram 12 vagas na final do salto em altura. Pelo grupo A, Val Martins fez a sexta melhor marca e garantiu a 11ª colocação no ranking geral. Os maiores saltos foram de 1.95m, e a média de corte foi de 1.92m.
A classificação do Brasil começou com Valdileia passando 1.83m com tranquilidade. A atleta saltou o sarrafo com sobra e garantiu a primeira etapa da prova. Ao subir para 1.88m, a brasileira repetiu o feito da primeira tentativa e passou a marca sem dificuldades.
O terceiro salto garantiu a vaga entre as finalistas e colocou o nome da atleta na história do salto em altura brasileiro. Val Martins saltou 1.92m, superando sua melhor marca e igualando o recorde nacional de 1989, estabelecido dor Orlane Maria dos Santos, no salto feminino.
Ao tentar superar o sarrafo na altura dos 1.95m, a atleta do Brasil não conseguiu saltar por cima. Na segunda tentativa da marca, Valdileia sentiu um entorce no tornozelo e recebeu atendimento médico. Apesar disso, a brasileira está garantida na disputa pela medalha. A final do salto em altura feminino acontece no domingo (4), às 14h55 (horário de Brasília).