Tatiana Weston-Webb entrou para a história nesta segunda-feira (5). Mesmo perdendo para a americana Caroline Marks, atual campeã mundial, a brasileira de 28 anos conquistou prata, a primeira medalha do surfe feminino na história das Olimpíadas.
Quem é Tatiana Weston-Webb?
Tati nasceu em Porto Alegre, mas aos dois meses de vida mudou-se para o Havaí. Seu pai, Douglas Weston-Webb, é um surfista inglês criado na Flórida, e sua mãe, Tanira Guimarães, é uma bodyboarder brasileira. Inspirada pelo irmão mais velho, Tati começou a surfar aos oito anos e aos 13 decidiu dedicar-se inteiramente ao esporte, deixando de lado também o futebol que praticava.
Desde jovem, a brasileira competiu em campeonatos amadores e se destacou no cenário juvenil. Em 2015, aos 19 anos, disputou o WCT e ganhou o prêmio de estreante do ano. No ano seguinte, ganhou seu primeiro evento do Circuito Mundial, em Huntington Beach, nos Estados Unidos.
Em 2018, Tatiana anunciou que passaria a representar o Brasil nas principais competições de surfe e, com grandes performances, garantiu-se nas Olimpíadas de Tóquio 2020, onde foi eliminada pela japonesa Amuro Tsuzuki nas oitavas de final.
Nos Jogos de Paris, a surfista caiu para a repescagem, mas não teve problema para despachar Candelaria Resano, da Guatemala. Nas oitavas, chocou o mundo e bateu Caitlin Simmers, líder do ranking da WSL. Posteriormente, venceu a espanhola Nadia Erostarbe e chegou às semis, derrotando a costa-riquenha Brisa Hennessy.