Presidente da FPF questiona Ronaldo na presidência da CBF: "Não precisa só de um nome, mas de um projeto"
Reinaldo Carneiro pede clareza quanto as regras para a candidatura

SBT Sports
Ao ser questionado sobre as eleições para a presidência da CBF, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Carneiro Bastos, contou que planeja concorrer e opinou sobre a candidatura de Ronaldo. Para Bastos o futebol brasileiro precisa de um bom projeto além de um grande nome.
"Eu não conheço a ideia dele [Ronaldo]. Acho uma proposta embrionária, que ainda não decolou. Explico o porquê. O futebol brasileiro não precisa só de um nome, precisa de um projeto. O Ronaldo é um ídolo, já vibrei com ele, foi campeão pela seleção. Tenho um carinho especial. Ele tem um grande nome, mas o futebol brasileiro não precisa só disso, precisa de um projeto, um planejamento”, disse ele, em entrevista a TV Gazeta.
Reinaldo também questionou sobre como seriam as regras para as eleições, já que o atual presidente, Ednaldo Rodrigues, foi eleito por uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal em Janeiro de 2024.
“Não consigo opinar. Muito se fala que o Ronaldo irá se lançar como presidente, mas com que regra? Com a regra que mantém o Ednaldo no poder ou a regra que, se cair isso, cassa todo mundo e volta? O futebol brasileiro precisa caminhar. Como alguém quer ser candidato se você não sabe o que vai acontecer? O Ronaldo pode ser candidato e ganhar a eleição. Aí cai o negócio, cancela tudo e volta de novo a intervenção. Não falo de eleição, o que eu penso sobre isso, enquanto não houver uma regra definida", concluiu.
Em 2023 Ednaldo chegou a ser destituído do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por alegando que sua eleição tinha sido ilegal. Porém, a intervenção durou apenas um mês, no dia 4 de Janeiro, Gilmar Mendes, do STF, reelegeu Ednaldo de volta ao poder.
Ednaldo Rodrigues voltaria a julgamento em outubro do ano passado, mas o Ministro Flávio Dino solicitou vista do processo, ou seja, uma revisão do caso. O julgamento deve ser retomado em março deste ano.
Porém, essa decisão impede Reinaldo Carneiro Bastos de concorrer, ao ser questionado sobre sua candidatura, Bastos disse que só falará sobre o assunto após as regras serem definidas. As eleições para a presidência da CBF deverão acontecer entre março deste ano e março de 2026.