Maresca destaca força do Fluminense e revela estudo sobre Renato Gaúcho
Técnico do Chelsea elogia adversário e afirma ter assistido até jogos antigos do Grêmio antes da semifinal do Mundial

SBT Sports
Na véspera do duelo entre Chelsea e Fluminense, pelas semifinais da Copa do Mundo de Clubes, o técnico Enzo Maresca demonstrou respeito ao futebol brasileiro e elogiou o trabalho de Renato Gaúcho. A partida acontece nesta terça-feira (8), e pode garantir aos ingleses uma vaga na grande decisão.
Maresca destacou a experiência do treinador tricolor e citou jogadores como Arias e Germán Cano como peças-chave do adversário. Segundo o italiano, não há favoritos neste momento do torneio e qualquer jogo será difícil.
"O ponto mais forte do Fluminense é um treinador de muita experiência e jogadores muito bons, como o Arias e o Cano. Toda partida é difícil nesta competição, que está quase chegando em seu final. Não há favoritos neste momento do torneio", avaliou Maresca.
O comandante do Chelsea revelou ainda ter conversado com Filipe Luís e Abel Ferreira durante o Mundial, buscando entender melhor o estilo de jogo das equipes brasileiras. Para ele, o futebol brasileiro reúne qualidade técnica e, se aliado à intensidade física, pode ser competitivo em alto nível mundial.
"Depois dos jogos contra Flamengo e Palmeiras, eu conversei com o Filipe Luís e com o Abel para fazer perguntas a eles e aprender coisas novas. Concordo plenamente com tudo o que eles me falaram. Em termos de qualidade, o nível (do futebol brasileiro) é muito alto. E, se você conseguir convencer o jogador brasileiro a ser a mesma coisa em termos de esforço e fisicalidade, os times brasileiros podem ser todos top, porque no Brasil você tem tudo: qualidade e parte física. Os jogos que jogamos contra times brasileiros eles mostraram que são top em qualidade. Amanhã, esperamos exatamente a mesma coisa", declarou o treinador.
Sobre Renato, Maresca disse ter assistido a jogos antigos do Grêmio para estudar o estilo do treinador, além das partidas mais recentes com o Fluminense. Ele destacou o respeito pelos brasileiros e afirmou estar sempre aberto a aprender com diferentes culturas do futebol.
"O Brasileirão tem nível top. Eu já disse isso outro dia: respeito muito os times brasileiros e a competição brasileira. O Brasil é um dos melhores países, senão o melhor, em termos de futebol. Então, tenho 100% de respeito. Entre Flamengo, Palmeiras e Fluminense, vi muitos jogos. Estou agora assistindo a jogos do Renato no tempo do Grêmio. Então, imagine quantos jogos eu vi (risos). Mas é bom jogar contra times de outros países, porque você sempre pode aprender coisas novas. O treinador deles têm muitos anos de experiência no futebol. O estilo dele eu vi nos jogos do Grêmio, não só no Fluminense, e é um estilo bastante claro. Como eu já disse, nesse estágio do torneio só teremos jogos difíceis."