IFAB aprova nova regra para evitar cera de goleiros
Mudança na Lei 12.2 prevê escanteio para o adversário se goleiro segurar a bola por mais de oito segundos

SBT Sports
01/03/2025 às 16:30 • Atualizado 01/03/2025 às 16:27
A Associação Internacional de Futebol (IFAB) aprovou uma mudança na regra do tiro livre indireto. A partir do Mundial de Clubes de 2025, se um goleiro permanecer com a bola em mãos por mais de oito segundos, o árbitro concederá um escanteio ao time adversário.
Atualmente, a norma prevê apenas um tiro livre indireto em caso de demora excessiva na reposição, mas a penalização raramente é aplicada pelos árbitros. A alteração busca tornar o jogo mais dinâmico e evitar a perda de tempo nas partidas.
A decisão foi tomada durante a 139ª Reunião Geral Anual do IFAB, organizada pela Federação de Futebol da Irlanda do Norte. Antes da implementação, a regra foi testada no sub-21 da Premier League e na liga de Malta. No campeonato maltês, nenhum goleiro excedeu o limite de oito segundos em 796 ocasiões analisadas.
O Mundial de Clubes de 2025 servirá como primeiro teste da nova regra. O torneio será disputado nos Estados Unidos a partir de 15 de junho e contará com quatro clubes brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.