A Conmebol anunciou nesta quinta-feira (23) novas regras em relação à comunicação entre a arbitragem e os atletas. A nova regra estabelece que apenas os capitães das equipes poderão falar com o árbitro de campo.
No texto divulgado, a Conmebol enfatizou que é de "responsabilidade de cada capitão garantir que seus companheiros de equipe permaneçam a uma distância razoável do árbitro e não interfiram na interação entre o árbitro e os capitães."
Caberá a arbitragem decidir advertir com cartão amarelo caso os jogadores não respeitarem a regra. Os capitães também poderão ser advertidos por má conduta. Ainda ficará a critério do juiz qual será a sua postura durante a partida.
"O árbitro decidirá, a seu critério, se irá interagir ou permitir que um jogador que não seja o capitão se aproxime dele, por exemplo, se o jogador tiver cometido uma infração, tiver sofrido uma falta ou estiver lesionado”, diz o comunicado.
Da mesma forma, o árbitro poderá atrasar o reinício da partida para que os capitães passem a decisão da arbitragem para os outros jogadores. Caso o goleiro seja o capitão da equipe, o time poderá eleger outro jogador para argumentar com o juiz, porém a decisão deve ser informada ao árbitro antes do pontapé inicial.