Cafu, capitão do pentacampeonato mundial, declarou que a Seleção Brasileira perdeu o respeito desde a conquista da Copa de 2002. O ex-jogador também criticou a dependência de Neymar nos resultados recentes da equipe.
“O primeiro momento é fazer com que o Brasil volte a ser respeitado nas Confederações, na Fifa e mundialmente. Acho que esse é o principal de tudo, porque matéria-prima nós temos, jogador nós temos, talento nós temos. O que nós precisamos é dar tranquilidade para esses talentos, para que eles possam desenvolver o que eles sabem fazer, jogar futebol”, disse Cafu, em entrevista ao Ge.
Para Cafu, o camisa 10 é uma peça fundamental, mas a responsabilidade precisa ser compartilhada no elenco. Ele acredita que essa centralização prejudica o desempenho da Seleção.
“O Neymar foi o nosso último ídolo. E durante 14 anos nós ficamos dependentes do que o Neymar fazia. E a gente sabe que se você ficar dependente de um único jogador, você não vai ganhar uma Copa do Mundo. É impossível. Você não ganha a Copa do Mundo dependendo de um único jogador”, disse Cafu.
O ex-lateral também defende que o Brasil seja comandado por um técnico brasileiro. Para Cafu, um treinador nacional deve ser o responsável por levar a Seleção ao topo do futebol mundial novamente.
“Eu sigo o raciocínio de que precisa ser um treinador brasileiro. Nada contra os treinadores estrangeiros, pelo amor de Deus. Mas eu acho que o Brasil merece ganhar uma outra Copa do Mundo novamente com um treinador brasileiro. Nós sempre tivemos referências com treinadores brasileiros”, completou