A Bola de Ouro, premiação da France Football que coroa o melhor jogador do mundo, ocorre nesta segunda-feira (28), em Paris, às 16h (horário de Brasília). Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, era o grande favorito para levar o prêmio, mas não viajou para a França, após o clube receber a informação de que o jogador não será o vencedor.
O vencedor é escolhido pelo desempenho em partidas oficiais por clubes e seleções na temporada 2023/24. Neste período, Vinicius Jr. participou de 49 partidas e anotou 26 gols (24 pelo Real e dois pelo Brasil) e mais 11 assistências (nove pelo Real).
+ Bola de Ouro: confira os brasileiros que já receberam o prêmio
O camisa 7 do Real Madrid foi fundamental para a excelente temporada do clube, que conquistou quatro títulos: Supercopa da UEFA, La Liga, Supercopa da Espanha e UEFA Champions League, quando recebeu o prêmio individual de melhor jogador da competição. No torneio de clubes mais importante do planeta, Vini Jr. marcou seis gols e deu quatro assistências.
O atacante de 24 anos, que surgiu nas categorias de base do Flamengo, possui números expressivos na carreira. Em 371 partidas disputadas, Vinicius balançou as redes 106 vezes e distribuiu 86 passes para gol. Pela Seleção Brasileira, são 23 partidas oficiais, com 5 tentos e 5 assistências.