Em jogo extremamente tenso na luta contra o rebaixamento, Atlético-MG e Athletico se enfrentaram na Arena MRV, neste domingo (8). A partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro foi vencida pelos donos da casa. O Galo triunfou por 1 a 0 com gol de Rubens e, com o resultado, fugiu da degola e rebaixou o Furacão para a Série B 2025.
PRIMEIRO TEMPO
O Galo dominou as ações na etapa inicial e não correu riscos no sistema defensivo. Com 70% de posse de bola até o intervalo, o Atlético administrou a intensidade, mas não assustou os visitantes. Por outro lado, o Athletico, mesmo sendo rebaixado para a segunda divisão, foi extremamente passivo e apenas assistiu ao adversário trocar passes.
Focando seus esforços no lado direto do ataque, o Galo utilizou Hulk e Scarpa para iniciar a pressão. O meia tabelou com o atacante aos 6 minutos, mas foi travado na hora de finalizar. Um minuto depois, o pivô do Atlético abriu a jogada, limpou a zaga na intermediária e chutou rasteiro para fora da meta.
Aos 12, Battaglia lançou para Deyverson fazer o papel de centro-avante. O camisa 9 desviou de cabeça e Rubens apareceu em velocidade pela direita para sair cara a cara com o goleiro Mycael. A bola foi defendida e depois afastada pela defesa.
SEGUNDO TEMPO
Depois de um início de poucas emoções e com as combinações de resultados do momento, as equipes voltaram ao campo precisando de um gol para rebaixar o adversário na Arena MRV. O Furacão se acertou nos primeiros minutos e controlou mais a posse. No entanto, pecou nos últimos passes e não conseguiu finalizar as jogadas com qualidade. Cuello levou perigo aos 11 minutos, quando ajeitou para o meio e chutou rasteiro, obrigando Everson a mergulhar para espalmar.
A resposta do Galo veio aos 13. Scarpa cobrou escanteio e a bola voltou nos pés do meia. Ele dominou, cortou para a perna esquerda e finalizou forte. Mycael encaixou sem problemas. Dois minutos depois, Hulk soltou o pé de longe, e o goleiro do Athletico voou para desviar com a mão. A bola ainda beijou o travessão antes de sair em escanteio.
A pressão dos visitantes foi rapidamente abafada. Em bola parada levantada na área, Pablo completou de cabeça e Everson resvalou para empurrar para o travessão. Na sequência, o Galo armou contra-ataque e Rubens sofreu pênalti aos 27 minutos. Hulk cobrou, Mycael defendeu e o lateral aproveitou o rebote para marcar o gol que abriu o placar!
Jogando contra o relógio, o Furacão ficou perdido em campo. Muito nervoso e pouco efetivo, o Athletico da rodada final foi um reflexo do que mostrou ao longo do Campeonato Brasileiro. Assim, disputará a segunda divisão pela quarta vez em sua história.