Seis brasileiros podem se classificar na próxima rodada da Libertadores; veja as chances
A situação mais difícil é a do São Paulo, que vem de derrota para a LDU e precisará vencer seus dois jogos, além de secar os adversários
Seis brasileiros podem se classificar na próxima rodada da Libertadores; veja as chances
SBT Sports
• Atualizado em
Publicidade
A 4ª rodada da Libertadores 2020 chegou ao fim, e a fase de grupos começa a tomar forma. Algumas equipes brasileiras, como o Santos e o Palmeiras, estão muito próximas da classificação. Já a situação do São Paulo é mais complexa, dependendo de uma combinação de resultados.
A redação do SBT analisou caso a caso. Confira abaixo o que cada time precisa para ir ao mata-mata do torneio.
Grêmio
A equipe vem de uma vitória no Grenal para espantar a má fase que estava rondando o tricolor gaúcho. O Imortal agora soma 7 pontos e está na segunda colocação do grupo E, perdendo no saldo de gols para o rival Internacional, primeiro colocado.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe a Universidad Católica na Arena do Grêmio, já podendo garantir a classificação. Em caso de vitória gaúcha, o Tricolor vai a 10 pontos, o que já classifica a equipe ao mata-mata em caso de empate ou vitória do Inter no jogo o América de Cali. Se empatar ou perder, a definição fica para a última rodada.
Internacional
Uma derrota no Grenal sempre pesa, ainda mais quando se tem dois jogos seguidos fora de casa para confirmar a classifcação. Primeiro colocado no grupo E da Libertadores, com 7 pontos, o Colorado está em situação parecida com a do rival Grêmio.
O Internacional pode se garantir no mata-mata da Libertadores já na próxima rodada. Basta vencer o América de Cali, na Colômbia, e ver um empate ou uma vitória gremista no outro confronto do grupo. Em caso de derrota ou empate, a vaga ficará para a última rodada, no Chile, contra a Universidad Católica.
Palmeiras
O Palmeiras vive uma situação muito confortável na Libertadores. Invicto na atual edição, o Verdão está com 10 pontos, na liderança do grupo B, com 3 vitórias e um empate.
O alviverde pode sair com a vaga do mata-mata já na próxima rodada. Basta apenas empatar com a equipe do Bolívar, em jogo que ocorrerá no Allianz Parque. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo só vai à última rodada com risco de eliminação se perder para a equipe boliviana.
São Paulo
O Tricolor vive um momento complicado na Libertadores, após derrota para a LDU por 4 a 2, no Equador. O time não vence fora de casa na competição desde 2015 e está na terceira colocação do grupo D, com 4 pontos, três atrás do River Plate, segundo na chave. Para piorar, a diferença no saldo de gols para o time argentino é de 11 a 0.
O São Paulo não tem outra saída: vencer os dois jogos que restam e chegar a 10 pontos. Depois disso, o Tricolor precisará torcer por alguns resultados. Para pegar o lugar da LDU, que atualmente lidera o grupo, o clube paulista precisa torcer para que o time equatoriano some, no máximo, 1 ponto até o fim da primeira fase.
Para tirar a vaga do River Plate, a conta é um pouco menos complicada. Além de vencer o rival, no confronto direto da próxima quarta-feira, o São Paulo precisa torcer por um tropeço dos argentinos na última rodada, em casa, contra a LDU.
Se o São Paulo empatar com o River Plate na quarta que vem estará praticamente eliminado, já que precisaria tirar a diferença de 11 gols de saldo para a equipe argentina na última rodada e não alcançaria mais a LDU, que soma 9 pontos. Em caso de derrota para o River Plate, em Buenos Aires, o Tricolor estará eliminado matematicamente.
Santos
O time da Vila Belmiro recuperou o fôlego com a vitória contra o Delfín por 2 a 1. Líder do grupo G, com 10 pontos, o Santos encaminhou sua classificação para as oitavas de final.
O Peixe precisa de apenas um empate, contra o Olímpia ou Defensia y Justicia, para garantir matematicamente a sua vaga.
O Furacão se isolou na primeira colocação do grupo C, com 9 pontos. Para avançar sem depender de ninguém, basta vencer o Jorge Wilstermann, na Arena da Baixada, na próxima terça-feira. Em caso de empate, o clube paranaense também avança se o Peñarol derrotar o Colo-Colo.
Flamengo
A vitória fora de casa contra o Barcelona de Guayaquil, por 2 a 1, deu um pouco de tranquilidade para os rubro-negros. O Flamengo é o é o segundo colocado do grupo A, empatado com os Rayados, com nove pontos. A diferença está no saldo de gols: oito para os equatorianos e zero, para os brasileiros.
Para garantir a classificação na próxima rodada, o time da Gávea precisa vencer o Del Valle e torcer para que o Junior Barranquilla não vença o Barcelona. Também é possível avançar já na próxima rodada em caso de empate, mas desde que o Barcelona, já eliminado, vença o Junior.