O Real Madrid goleou o Borussia Dortmund por 5 a 2 nesta terça-feira (22), no Santiago Bernabéu, pela terceira rodada da Fase de Liga da Champions League, em duelo que marcou uma vitória histórica do time merengue. Enquanto Malen e Gittens abriram o placar para os alemães, Rudiger, Lucas Vázquez e Vinícius Júnior (3x) viraram para os espanhóis.
Com o resultado positivo, o conjunto de Carlo Ancelotti sobe à nona colocação na classificação geral da Champions League, com seis pontos conquistados em três partidas disputadas. O próximo confronto será na terça-feira (05/11), às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu.
O jogo
Dando continuidade à boa fase que vive na Uefa Champions League, o Borussia Dortmund foi superior ao Real Madrid na primeira etapa. Enquanto construía em uma espécie de 4-2-3-1, com a posse passando pelos pés de Julian Brandt, a equipe comandada por Nuri Sahin se postava defensivamente em blocos muito bem compactados, oferendo poucos espaços ao poderoso ataque merengue.
A superioridade tática fez com que os alemães inaugurassem o placar aos 29 minutos. Em jogada bem trabalhada, a bola chegou no para o centroavante Guirassy dar um passe espetacular e deixar Malen na cara do gol: 1 a 0.
Exatos quatro minutos depois, o autor do primeiro tento construiu uma boa investida ofensiva pelo corredor direito e cruzou para Gittens ampliar o placar: 2 a 0.
Após o gol, o Real Madrid correu atrás do prejuízo e quase diminuiu o resultado duas vezes, em lance que parecia um "bug de videogame". Rudiger alçou a bola na área, Rodrygo dominou com o peito e chutou de esquerda. A bola bateu na trave e sobrou para Bellingham, que acertou o poste novamente.
Confira o lance bizarro abaixo:
Já na etapa final, os comandados de Carlo Ancelotti melhoraram consideravelmente na partida e não só buscaram o resultado, como golearam o Borussia Dortmund com cinco gols em 45 minutos.
A reação histórica começou aos 14, quando Mbappé armou boa trama pela direita e cruzou na cabeça de Rudiger: 2 a 1. Dois minutos depois, a bola sobrou para Vinícius Júnior, que balançou seu primeiro tento e deixou tudo igual no placar: 2 a 2.
Com o empate, o Borussia Dortmund se viu obrigado a mudar o estilo de jogo, passando a buscar o gol para conquistar os três pontos e se manter na liderança do torneio europeu.
Entretanto, o Real Madrid foi quem conseguiu chegar ao desempate e virar o confronto, que marcou a reedição da última final de Champions League, de forma heroica. Lucas Vázquez aproveitou a falha da defesa adversária e saiu cara a cara com Kobel para fuzilar no ângulo: 3 a 2.
Com o campo espaçado, Vinícius Júnior brilhou ainda mais para fechar o caixão do Borussia Dortmund. Na primeira jogada, conduziu de fora para dentro, movimento natural dos pontas invertidos, e colocou a bola no cantinho para fazer o quarto gol do Real Madrid no embate; no minuto final, rabiscou para cima do defensor alemão e balançou as redes com a perna esquerda.
Final de jogo: Real Madrid 5 x 2 Borussia Dortmund. O hat-trick de Vinícius Júnior, cotado para receber a Bola de Ouro na próxima segunda-feira (28), o colocou no top-5 de maiores artilheiros brasileiros da história da Champions League, com 24 gols, superando Luiz Adriano e Roberto Firmino, e igualando Gabriel Jesus, do Arsenal.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 5 X 2 BORUSSIA DORTMUND
Local: Santiago Bernabéu - Madrid, Espanha
Data: 22/10/2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: István Kovács (ROU)
VAR: Pol van Boekel (HOL)
Cartões amarelos
Real Madrid: Sem cartões amarelos.
Borussia Dortmund: Sem cartões amarelos.
Gols: Malen aos 29' e Gittens aos 33' (BOR); Rudiger aos 60', Lucas Vázquez aos 82' e Vinícius Júnior aos 62', 86' e 93' (REA).
REAL MADRID: Courtois; Lucas Vázquez, Militão, Rudiger e Mendy; Valverde, Modric (Camavinga) e Bellingham (Arda Guler); Rodrygo (Tchouaméni), Mbappé (Dani Ceballos) e Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.
BORUSSIA DORTMUND: Kobel; Ryerson, Sule, Schlotterbeck (Emre Can) e Bensebaini; Nmecha (Beier), Sabitzer, Brandt e Gittens (Anton); Guirassy e Malen (Pascal Gross). Técnico: Nuri Sahin.