Brasileirão

São Paulo vira sobre o Flamengo e começa bem o Brasileirão

Rubro-Negro reclama de pênalti no fim e Jorginho é expulso

Imagem da noticia São Paulo vira sobre o Flamengo e começa bem o Brasileirão
São Paulo vira sobre o Flamengo e começa bem o Brasileirão
• Atualizado em

O São Paulo lavou a alma de sua torcida na noite desta quarta-feira (28), ao vencer o Flamengo por 2 a 1, no Morumbi, pela primeira rodada do Brasileirão. Em meio a uma fase turbulenta no Campeonato Paulista — flertando com a zona de rebaixamento e mergulhado em uma crise política —, o Tricolor superou um dos favoritos ao título e iniciou o ano de forma simbólica.

Com a torcida desconfiada e até sob vaias, o São Paulo foi dominado no primeiro tempo e viu o atual campeão brasileiro e da Libertadores sair na frente na etapa final, com gol de Plata. No entanto, reagiu rapidamente: Luciano empatou, incendiou a arquibancada, e Danielzinho, aproveitando erro de Pulgar, virou o jogo. Assim, contra todos os prognósticos, o Tricolor derrubou o poderoso Flamengo.

A partida terminou sob forte polêmica. No último lance, o Flamengo pediu pênalti em um contato entre Alan Franco e Arrascaeta, mas árbitro e VAR consideraram a jogada normal. Após o apito final, Jorginho foi expulso por reclamação excessiva.

Para o Flamengo, o resultado confirma um momento irregular. Após utilizar jovens no início do Carioca e, depois, vencer o Vasco e perder para o Fluminense com o time principal, o Rubro-Negro segue na zona de rebaixamento do Estadual, com risco real de disputar o quadrangular contra a queda. Além disso, precisa virar a chave rapidamente: no domingo, encara o Corinthians na disputa da Supercopa. O supercampeão de 2025 ainda está longe do futebol apresentado na temporada passada.

Já o São Paulo respira aliviado. A vitória pode representar, enfim, o verdadeiro início da temporada tricolor.

 
Boa disputa aérea entre Calleri e Leo Pereira, neste São Paulo x Flamengo, pela Rodada 1 do Brasileirão – Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Primeiro tempo em branco

Com três zagueiros, laterais pouco ofensivos e um volante mais preso, o São Paulo entrou em campo com postura claramente defensiva. O Flamengo, assim, dominou as ações: teve 68% de posse de bola e finalizou oito vezes contra apenas três do adversário.

Apesar do controle, criou poucas chances reais. Carrascal teve as duas melhores: um chute defendido por Rafael no início e outra finalização livre, para fora. Cebolinha também arriscou de fora da área.

O São Paulo, mesmo com dificuldades ofensivas, quase abriu o placar em uma de suas raras chegadas. Luciano deslocou Rossi, e a bola tirou tinta da trave direita. No geral, foi um primeiro tempo morno, marcado pelo “arame liso” rubro-negro e pelo excesso de cautela tricolor: 0 a 0 no intervalo.

Jogo pega fogo no segundo tempo

O Flamengo saiu na frente logo no início da etapa final. Após longa troca de passes, Alex Sandro cruzou, Pedro matou no peito, encobriu Arboleda, e Plata, cara a cara com Rafael, finalizou com categoria para abrir o placar.

O gol fez o Flamengo crescer, mas o São Paulo reagiu aos 15 minutos. Enzo Díaz cruzou, Luciano apareceu entre Léo Pereira e Alex Sandro e finalizou sem chances para Rossi. Foi o oitavo gol do atacante contra o Flamengo.

Empurrado pela torcida, o Tricolor virou aos 25. Pulgar tentou cortar um cruzamento, mas entregou nos pés de Danielzinho, que marcou seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.

O time da casa ainda teve chances de ampliar, mas a última grande oportunidade foi do Flamengo. Nos acréscimos, Plata cabeceou, Rafael fez grande defesa parcial e, no rebote, Alan Franco bloqueou o chute de Arrascaeta quase em cima da linha. O lance gerou a reclamação por pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Pouco depois, o jogo terminou com Jorginho expulso.

SÃO PAULO 2×1 FLAMENGO

Série A do Brasileiro – 1ª rodada
Data: 28/1/2026
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Gols:  Plata, 8’/1ºT (0-1); Luciano, 15’/2ºT (1-1); Danielzinho, 25’/2ºT (2-1)
SÃO PAULO: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maik (Cedric, 34’/2ºT), Marcos Antonio, Bobadilla, Danielzinho(Pablo Maia, 40’/2ºT)  e Enzo Díaz; Luciano (Lucas Moura, 40’/2ºT) e  Calleri (Tapia, 45’/2ºT). Técnico: Hernán Crespo.
FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Evertton Araújo (Jorginho, 10’/2ºT), Carrascal (Bruno Henrique, 17’/2ºT) e Plata; Pedro (Arrascaeta, 10’/2ºT) e Cebolinha (Samuel Lino, 17’/2ºT). Técnico: Filipe Luís.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Não teve
Cartões Vermelhos:  Jorginho (FLA, após o fim do jogo)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Publicidade

Assuntos relacionados

São Paulo
Flamengo
Brasileirão
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade