Coutinho vive boa fase no Vasco e Diniz faz lobby por convocação
Camisa 10 do Gigante da Colina contribuiu com mais uma participação em gol na temporada, a melhor desde 2019/2020

Jogada 10
Philippe Coutinho confirmou no Clássico dos Milhões a boa fase pelo Vasco. O camisa 10 foi o responsável pela assistência para o gol de empate com o Flamengo, marcado por Rayan, de cabeça, após cobrança de escanteio. Essa foi a sexta participação em gols do meia desde agosto, cinco foram bolas na rede.
Diante desse desempenho, o bom momento do meia reacendeu, portanto, o debate sobre seu possível retorno à Seleção Brasileira. Entre os principais argumentos favoráveis, destaca-se a comparação com Neymar, que, apesar de ter menos destaque em campo e possuir a mesma idade do camisa 10 do Vasco, ainda assim segue frequentemente especulado nas convocações. Nesse contexto, Fernando Diniz acredita que Coutinho reúne plenamente as condições para voltar a vestir a amarelinha.
“Isso é possível, completamente possível, da geração que tem aí de 1992, que é uma geração muito rica no Brasil, Casemiro, Lucas Moura, Coutinho, Neymar, tem o Oscar, que é 9-1, é uma geração que tem muitos bons jogadores. O Coutinho é um dos mais talentosos e ele é um jogador que está performando agora. O Coutinho é especial, no GPS, ele é um dos que mais correm também, tanto em treino como em jogo”, afirmou Diniz, que completou:
“Eu costumo dizer que dos jogadores, dos grandes jogadores que eu trabalhei, ele está entre os mais humildes, ele é um jogador que merece uma oportunidade de vestir a camisa da Seleção de novo. E ter sua chance de mostrar lá dentro para poder disputar a Copa do Mundo, porque na Copa que ele disputou foi muito bem. Depois acabou não tendo muito mais oportunidade, não disputou a outra, mas o Coutinho é um jogador muito diferente, é um presente para o Vasco. E é um presente para o futebol brasileiro ele poder estar aqui entre a gente”.
Em termos estatísticos, Philippe Coutinho vive sua melhor temporada desde 2019/20, quando atuava pelo Bayern de Munique. Naquele ano, marcou 11 gols, deu nove assistências em 38 partidas. Agora, em 2025, Coutinho já disputou 39 jogos, marcou 10 gols e distribuiu quatro assistências.
Veja mais:
+ Rayan, do Vasco, comemora primeiro gol em clássicos
+ Bola de Ouro 2025: veja finalistas, favoritos e onde assistir