PSG vence Tottenham nos pênaltis e é campeão da Supercopa da UEFA
Time inglês abriu vantagem de 2 a 0 com gols de Van de Ven e Cristian Romero, mas franceses buscaram empate com Lee Kang-In e Gonçalo Ramos

Jogada 10
O PSG venceu o Tottenham nos pênaltis, nesta quarta-feira (13), e se tornou o mais novo campeão da Supercopa da Europa. O time inglês abriu vantagem de 2 a 0 com gols de Van de Ven e Cristian Romero, mas os franceses reagiram nos acréscimos com Lee Kang-In e Gonçalo Ramos, forçando as penalidades após o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Nas cobranças, o goleiro Chevalier, que substituiu Donnarumma, defendeu um pênalti e garantiu a vitória por 4 a 3 no Bluenergy Stadium, em Udine, na Itália.
Com o título, o PSG se redimiu após o vice no Mundial de Clubes e conquistou seu segundo troféu europeu na história. O atual campeão da Champions League bateu o vencedor da Liga Europa e iniciou a temporada em grande estilo.
O Tottenham, que havia encerrado um jejum de 17 anos com a conquista da Liga Europa na temporada passada, viu a vitória escapar nos acréscimos e também perdeu nos pênaltis. O clube londrino segue sem nunca ter conquistado a Supercopa da Europa.
O jogo
PSG e Tottenham começaram de forma lenta, com poucas chances até os 22 minutos, quando Richarlison obrigou Chevalier a fazer ótima defesa. O time francês respondeu com Barcola e Doué, sem sucesso. Aos 38 minutos, após falta cobrada por Vicario, João Palhinha chutou forte, Chevalier defendeu, a bola bateu no travessão e, no rebote, Van de Ven marcou, dando 1 a 0 ao Tottenham no intervalo.
No segundo tempo, o Tottenham ampliou logo aos 2 minutos. Após cobrança de falta de Sarr, Cristian Romero cabeceou e marcou o segundo do Spurs. Com a vantagem, os ingleses se postaram defensivamente e seguraram a pressão do PSG. O time francês reagiu principalmente após a entrada de Fabián Ruiz, diminuiu com Lee Kang-In aos 39 minutos e empatou com Gonçalo Ramos nos acréscimos, levando a decisão para os pênaltis.
PSG 2(4) x (3)2 TOTTENHAM
Data: 13/08/2025, 16h (de Brasília)
Local: Bluenergy Stadium, Udine (ITA)
PSG: Chevalier; Hakimi, Marquinhos, Pacho, Nuno Mendes; Zaire-Emery (Lee Kang-In, 22’/2ºT), Vitinha, Doué (Gonçalo Ramos, 31’/2ºT); Barcola (Mbaye, 22’/2ºT), Dembélé, Kvaratskhelia (Fabián Ruiz, 14’/2ºT). Técnico: Luis Enrique.
TOTTENHAM: Vicario; Pedro Porro, Cristian Romero, Danso, Van de Ven; Bentancur, João Palhinha (Gray, 26’/2ºT), Pape Sarr (Bergvall, 44’/2ºT); Kudus (Tel, 33’/2ºT), Richarlison (Solanke, 26’/2ºT), Spence. Técnico: Thomas Frank.
Gols: Van de Ven, 38’/1ºT (0-1); Cristian Romero, 2’/2ºT (0-2); Lee Kang-In, 39’/2ºT (1-2); Gonçalo Ramos, 48’/2ºT (2-2)
Árbitro: João Pinheiro (POR)
Assistentes: Bruno Jesus (POR) e Luciano Maia (POR)
VAR: Tiago Martins (POR)
Cartões amarelos: Barcola, Pacho, Dembélé (PSG); Richarlison, Danso (TOT)