A World Surf League anunciou uma novidade para a temporada 2025. O calendário da próxima temporada da elite terá a inclusão de uma etapa de ondas artificiais em Hudayriyat Island, Abu Dhabi. O local receberá uma etapa do Longboard Tour em setembro de 2024, em evento que servirá como teste para o torneio do Championship Tour. Considerada como a mais moderna e tecnológica, a piscina é banhada por água salgada, algo inédito para o esporte.
O espaço conta com uma onda de 2 metros de altura para os tubos, o maior entre as piscinas artificiais. Os atletas da WSL já estão familiarizados com o estilo de campeonatos fora do mar pois o Surf Ranch, local montado por Kelly Slater na Califórnia, já recebeu etapas da liga. O decacampeão mundial de surfe também ajudou a montar o projeto na capital dos Emirados Árabes Unidos.
– A colaboração entre a Kelly Slater Wave Company e a Surf Abu Dabi criou uma instalação de classe mundial, que fornecerá ondas perfeitas para ajudar a desenvolver na região, uma comunidade de surfe inteiramente nova em Abu Dhabi. A parceria com a WSL agora amplifica esta oportunidade, criando uma plataforma para mostrar os melhores surfistas do mundo para novos fãs e os que já existem no coração do maior ecossistema esportivo de Hudayriyat Island – explicou Jeff Fleeher, presidente da Kelly Slater Wave Company.
O maior surfista de todos os tempos foi mais um a comentar sobre a mudança.
– Eu surfei centenas de ondas incríveis em todo o mundo e esta onda em Abu Dhabi se compara bem a algumas das melhores ondas do planeta — disse Kelly Slater em postagem no instagram ao inaugurar a piscina – revelou Kelly Slater.
Sem calendário de 2025 anunciado, a piscina aguarda a conclusão da temporada 2024 para descobrir em qual época do ano receberá o evento da WSL. Atualmente, os atletas estão se preparando para o início da etapa de Fiji, que começa no dia 19/8 para o fuso-horário do Brasil e define os classificados ao Finals de Trestles em setembro.