O Vasco está prestes a anunciar o seu quinto reforço na segunda janela de transferências de 2024. Trata-se do atacante chileno Jean Meneses, de 31 anos, que defende o Toluca, do México, há três temporadas. A confirmação da negociação entre os clubes foi divulgada pelo jornalista César Luis Merlo, especialista no mercado de transferências, e confirmada por Lucas Pedrosa, jornalista do SBT Sports Rio.
Para contratar Jean Meneses, o Vasco pagará cerca de US$ 1,5 milhão (R$ 8 milhões) ao Toluca. O jogador, que atua como ponta esquerda, chegará ao Cruzmaltino com um contrato válido até o fim de 2026, com possibilidade de extensão por mais seis meses. Jean deve chegar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana para assinar com a equipe carioca.
Considerado “baixinho”, com 1,63 m de altura, Jean Meneses tem como principais características a velocidade e o drible. O atacante é ágil e rápido, o que o torna uma ameaça em jogadas de contra-ataque e em situações de um contra um. Além disso, o chileno demonstra versatilidade, podendo atuar em outras posições além da ponta esquerda.
Jean Meneses, além de possuir vasta experiência no futebol mexicano, acumula convocações para a Seleção Chilena. No total, o ponta já disputou 23 jogos com a camisa de seu país, marcando três gols e distribuindo duas assistências. Pelo Toluca, nas últimas três temporadas, Jean soma 15 gols e 17 assistências em 89 jogos.
Posição carente no Vasco
O jogador chega ao Vasco para uma posição considerada “carente” no clube, visto que apenas o atacante David pode contribuir ofensivamente pelo lado esquerdo. Sendo assim, é previsto que Jean Meneses e David disputem a posição na equipe de Rafael Paiva. Outro setor deficiente do Vasco, a zaga, deve receber reforços em breve. Segundo o jornalista Lucas Pedrosa, o Cruzmaltino tem um acordo com Lemos, do Atlético-MG.
A expectativa da diretoria do Vasco é que o clube contrate, até o fim da janela, que se encerra em 2 de setembro, pelo menos dois zagueiros, um volante e um ponta, que, a princípio, é Jean Meneses. Importante ressaltar que Praxedes, Zé Gabriel, Clayton e Serginho já deixaram o Cruz-Maltino. Galdames e Rossi devem ser os próximos a sair.