A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na noite desta segunda-feira (4) o áudio do VAR do clássico entre São Paulo e Palmeiras, empatado no último domingo (3) em 1 a 1. O trecho divulgado foi referente ao lance que resultou em pênalti para o Palmeiras, no segundo tempo da partida, quando o goleiro do Tricolor, Rafael, colidiu com o zagueiro alviverde Murilo em uma jogada pelo alto.
Responsável pelo VAR da partida, Daiane Muniz dos Santos recomendou ao árbitro Matheus Delgado Candançan que ele fosse até a cabine rever o lance. De acordo com Daiane, Murilo desviou a bola e Rafael chegou atrasado, atingindo o jogador palmeirense.
"Eu vejo o atacante jogando a bola. É falta. É falta. O atacante joga a bola e depois o goleiro chega atrasado de maneira imprudente e toca o atacante. Recomendo revisão e possível penal. Quem joga a bola é o atacante. O goleiro dá um soco na cabeça dele", afirmou a responsável pelo VAR.
No monitor, Matheus solicitou que o vídeo fosse pausado no momento em que a bola encosta na cabeça de Murilo, afim de sanar a dúvida de quem havia tocado primeiro na bola. "Trava a bola na cabeça do Murilo. Essa câmera me mostra claramente que o Murilo tem a posse da bola e o Rafael acerta ele com o braço, numa ação temerária. Vou mudar para penal e amarelo para o goleiro", falou o árbitro.
A Federação Paulista de Futebol não divulgou o áudio da entrada de Richard Rios em Pablo Maia, que antecedeu o gol do São Paulo e que jogadores do Tricolor reclamaram de uma possível expulsão do colombiano, e também não foi exposta a comunicação da revisão no VAR de um possível pênalti de Piquerez em Luciano, na segunda etapa.