O São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11) a contratação do experiente volante Luiz Gustavo, de 36 anos. O veterano estava livre no mercado após deixar o Al Nassr, da Arábia Saudita, e assina com o Tricolor Paulista até o fim de 2024.
Luiz Gustavo construiu uma longa carreira distante de sua terra natal. No Brasil, o meio-campista atuou pelo Ipanema, Corinthians-AL e CRB antes de se transferir para o Hoffenheim, da Alemanha, em 2007. Luiz teve uma passagem duradoura pelo país europeu, se transferindo para o Bayern de Munique em 2010 e depois para o Wolfsburg em 2013, onde permaneceu até 2017. O volante então foi para o Olympique Marseille na França, depois para o Fenerbahçe da Turquia até, enfim, chegar ao Al Nassr.
O veterano também teve uma passagem pela seleção brasileira. Com a Amarelinha, Luiz Gustavo disputou 41 jogos e marcou dois gols. O volante foi titular do na Copa do Mundo de 2014 e estava em campo na semifinal contra a Alemanha, em que o Brasil saiu derrotado por 7 a 1.
Ao longo de sua carreira, Luiz Gustavo conquistou uma Copa das Confederações, uma Champions League, um Campeonato Alemão, duas Copas da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha.
O volante é a segunda contratação do São Paulo para a temporada de 2024. Antes, o ponta Erick, ex-Ceará, já havia sido anunciado pelo Tricolor. Luiz Gustavo chega para disputar posição com Pablo Maia, Alisson, Gabriel Neves, Luan e Jhegson Méndez no setor defensivo do meio-campo.
"Nós todos teremos um excelente desafio no próximo ano. A minha carreira sempre foi movida a desafios, e o São Paulo me proporcionará mais um. Estou feliz e motivado para fazer parte deste projeto do clube. Estou ansioso para ter o primeiro contato com a torcida no Morumbi", declarou Luiz Gustavo.
"O Luiz Gustavo é um jogador com experiência e qualidade. Acreditamos que ele vai fortalecer muito o elenco. É um grande valor que atuará conosco em 2024 e estamos felizes com a chegada dele para ajudar o nosso elenco em busca de novas conquistas", afirmou o presidente Julio Casares.