Futebol internacional

Salah faz história e alcança marca inédita na Copa Africana de Nações

Jogador se torna o primeiro egípcio a marcar em cinco edições consecutivas do torneio

Imagem da noticia Salah faz história e alcança marca inédita na Copa Africana de Nações
Salah faz história e alcança marca inédita na Copa Africana de Nações
• Atualizado em

Mohamed Salah voltou a escrever seu nome na história da Copa Africana das Nações. Com o gol marcado na estreia do Egito no torneio disputado no Marrocos, na última segunda-feira (22), o atacante alcançou um feito inédito entre os egípcios ao balançar as redes em cinco edições consecutivas da competição.

O camisa 10 repetiu o feito registrado nas edições de 2017, 2019, 2021, 2023 e agora em 2025, consolidando sua regularidade e protagonismo ao longo dos anos pela seleção. O gol, anotado nos acréscimos, também ajudou o Egito a vencer o Zimbábue por 2 a 1.

Com isso, o astro passou a integrar um grupo seleto do futebol africano, ao lado de nomes consagrados como Didier Drogba, Abdoulaye Traoré, Yaya Touré e Youssef Msakni, reforçando ainda mais seu status de ídolo e referência continental.

Além disso, aos 33 anos, o capitão egípcio ainda pode ampliar esse recorde. Caso siga defendendo a seleção nas próximas edições, previstas para 2027 e 2028, Salah tem a chance de se tornar o único jogador a marcar em seis Copas Africanas consecutivas, superando a marca dividida atualmente por Samuel Eto’o, Kalusha Bwalya, André Ayew e Asamoah Gyan.

Na soma geral do torneio, Salah já acumula oito gols em 20 partidas. Ele está a quatro de Hassan El-Shazly, maior artilheiro da história do Egito na competição, e a três de Hossam Hassan, hoje técnico da seleção.

Depois de bater na trave nas finais de 2017 e 2021, Salah segue em busca do primeiro título continental da carreira.

Por fim, o bom momento pela seleção contrasta com a fase recente no Liverpool. Após perder espaço com o técnico Arne Slot e passar a frequentar o banco de reservas, o atacante viveu um período de tensão no clube. No entanto, mesmo com o clima aparentemente mais estável em Anfield, Salah encontrou na seleção o palco ideal para responder em campo.

Após a vitória na estreia, o Egito enfrenta a África do Sul na sexta-feira (26). Já no dia 29 de dezembro, encerra a fase de grupos contra Angola, no dia 29 de dezembro.

Veja mais: 

+ Flamengo domina ranking da CBF pelo sexto ano seguido; veja lista

+ "Não depende só de mim", enfatiza Bap do Flamengo sobre renovação de Filipe Luís

 
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt sports
Esportes
Futebol
salah
copa africana de nações
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade