Na disputa pelo bronze no judô feminino nas Olimpíadas de Paris, a brasileira Rafaela Silva foi derrotada pela japonesa Haruka Funakubo após sofrer três punições e ser desqualificada da luta no Golden Score. Com isso, a medalhista de ouro na Rio 2016 ficou de fora do pódio.
LUTA
Em uma luta intensa, a carioca começou tomando a iniciativa do confronto e tentou duas entradas nos primeiros 20 segundos. Após isso, o confronto ficou tenso, com ambas as lutadoras levando shidos, punições. Com o passar do tempo, a disputa foi tendo muitas falhas de imobilização e que levou o combate ao Golden Score.
No tempo regulamentar, a japonesa foi mais ativa no início e fez a brasileira levar uma punição logo no começo. Com o tempo, Funakubo dominou as ações do confronto, enquanto Rafaela estava muito desgastada, até que foi atingida no olho e pediu paralisação na luta. Na volta, teve boas entradas e fez sua oponente receber outro shido, mas pouco tempo depois foi punida por conta de um mergulho e, com a terceira punição, foi derrotada na disputa pela medalha de bronze.
Essa não foi a última luta de Rafaela Silva em Paris 2024. Ela ainda voltará ao tatame no próximo sábado (3), quando representará o Brasil na disputa por equipes diante do Cazaquistão.