Esportes

Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos

Duplo MVP mundial, Amaury Pasos faleceu em São Paulo, cercado por familiares, deixando um legado inigualável no esporte

Imagem da noticia Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos
Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos
Esporte News Mundo
• Atualizado em
Publicidade

O basquete brasileiro perde nesta quinta-feira (12) uma de suas maiores lendas. Amaury Antônio Pasos, ícone do esporte, faleceu em São Paulo, um dia após celebrar seu 89º aniversário. A causa da morte não foi divulgada.

Amaury Pasos é uma figura histórica, sendo até hoje o único jogador eleito MVP de Mundiais em duas posições diferentes e integrante do Hall da Fama do Basquete. Sua morte é um golpe para o esporte que ele ajudou a elevar no cenário mundial durante a chamada "época de ouro" do basquete brasileiro.

Companheiro de quadra de outros gigantes como Wlamir Marques, Rosa Branca, Algodão e Ubiratan, Amaury foi peça-chave dessa era. Pela seleção, ele alcançou o ápice ao se sagrar bicampeão mundial, conquistando os títulos em Santiago 1959 e Rio de Janeiro 1963, além de ganhar duas medalhas olímpicas de bronze, nos Jogos de Roma 1960 e Tóquio 1964.

A Confederação Brasileira de Basquete expressou profundo pesar pelo falecimento do astro e decretou três dias de luto no esporte.

"Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações", destacou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

O velório de Amaury Pasos será aberto ao público e acontecerá na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo, das 10h às 18h.

Publicidade

Assuntos relacionados

Basquete
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade