Brasileirão

Jardim assume culpa por empate do Flamengo com o Vasco

Treinador do Flamengo não gostou da atitude dos jogadores após o time abrir 2 a 0 e ceder o empate ao rival os minutos finais

Avatar de Jogada10
Jogada10
03/05/2026, 19:46
compartilhar
Jardim assume culpa por empate do Flamengo com o Vasco

Jardim assume culpa por empate do Flamengo com o Vasco

O técnico Leonardo Jardim não gostou do empate com o Vasco neste domingo (3), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo abriu 2 a 0, mas viu o rival igualar o marcador na reta final da partida. O resultado fez o Rubro-Negro seguir seis pontos atrás do Palmeiras na tabela de classificação.

“Em relação ao jogo, posso dizer que tivemos 30 minutos, 35 minutos aceitáveis. Fizemos dois gols, tivemos uma ou duas situações. Entregamos o jogo ao adversário. Deixamos de ganhar duelos, deixamos de pressionar os corredores. Eles cruzaram com muita facilidade. Fizeram dois gols de cruzamento", analisou.

"O Flamengo tem que jogar. Foi a mensagem que deixei ao jogadores. Eu sou o grande responsável por não conseguir que os jogadores mantivessem o nível de exibição nos primeiros 30 minutos. A gente quebrou. O adversário conseguiu reagir e ter o domínio de bola. Disse a eles: quando a gente entra para ganhar, temos que ter mais responsabilidade. É fundamental. Isso tem que uma diretriz marcante naquilo que acredito como equipe”, disparou.

Jardim lamenta não contar com três meias

O Rubro-Negro abriu o placar no início do jogo com Pedro. Na segunda etapa, Jorginho ampliou de pênalti. Contudo, Robert Renan diminuiu em cobrança de escanteio aos 38. No último lance da partida, Hugo Moura cabeceou sozinho e empatou o confronto. Na coletiva, Leonardo Jardim lamentou não poder contar com Paquetá e Arrascaeta, lesionados, e Carrascal, suspenso.

“Não pudemos utilizar três meias. Dois lesionados e um suspenso. Com certeza que algum déficit de perdas de bola que aconteceu deve-se muito a adaptações. Alguns jogadores tiveram que jogar por dentro, Plata jogou por dentro", afirmou.

"Na parte final, quando reforçamos o meio com jogadores experientes, a minha ideia era ter mais a bola e equilibrar mais o jogo. Não surtiu efeito e acabamos por ser dominados, mas é importante termos nossos meias, porque nosso jogo está elaborado para jogar com meias, pontas e atacantes. Não é justificativa para empatar o jogo”, completou o técnico.

Jardim terá desfalque certo para o jogo diante do Grêmio – Foto: Adriano Fontes / Flamengo

O comandante rubro-negro falou sobre os dois gols sofridos para o Vasco, todos eles com bolas cruzadas na área do Flamengo.

“Existe sempre duas formas de abordar o assunto. Não esperamos que a bola entre na área, tentamos sempre evitar. Até facilitamos esse tipo de jogo de cruzamento, não reduzimos e não fomos agressivos nos corredores. Depois, se acontecer, queremos ganhar duelos dentro da área. No jogo da Libertadores, jogamos com uma equipe que se baseava em duelos. Hoje, o Vasco também fez isso. Não sou de contar história. A gente sabe que a equipe do Vasco estava fresca e iria tentar com tudo. Nós estávamos mais cansados. Mas, com o nosso elenco, precisávamos dar outra resposta de maturidade e controle do jogo. Não conseguimos, e o responsável sou eu”.

Flamengo não terá Alex Sandro contra o Grêmio

Jardim explicou ainda sobre o motivo de não ter substituído Alex Sandro, que recebeu um cartão amarelo na reta final da partida e não enfrenta o Grêmio no próximo domingo, em Porto Alegre.

“Não troquei o Alex porque os cruzamentos eram a arma deles. O Varela tirou duas bolas ali, o Alex tirou mais três. Ele era o nosso jogador mais forte no jogo. Eu colocaria o Ayrton em uma situação que não era a dele. Se precisássemos atacar, era capaz de colocar o Ayrton no jogo, para dar qualidade na construção. Em termos defensivos, a 10 minutos no fim, o Alex era a melhor opção. O problema não foram os laterais, foram os pontas não serem mais agressivos”.

Treinador não sabe quando poderá contar com os lesionados

O treinador abordou ainda os desfalques que teve diante do Vasco. Além dos três meias que não atuaram, Pulgar também não pôde jogar por conta de uma lesão. Aliás, ele também cumpria suspensão por conta da expulsão diante do Bragantino.

Flamengo e Vasco fizeram um jogo parelho no Maracanã – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

“O Evertton tem sido mais utilizado nessa fase. O Erick é um jogador extraordinário também, vai ter que recuperar da lesão, vai ter que voltar a treinar com os outros e mostrar sua competência. O Eric, 100%, com certeza ia entrar no jogo, para equilibrar a equipe em termos estratégicos e de duelos. É um jogador que eu gosto muito. Vamos esperar que ele recupere, o Paquetá também, porque a gente precisa de soluções, o desgaste é grande”.

“O Paquetá eu não sei quando volta, não está treinando com o grupo, nem ele nem o Erick. Vamos ver. Com certeza, nessa situação, se a gente baixasse no último minuto o risco era muito grande. Se baixássemos, poderíamos estar mais confortáveis para atacar a bola. Eu acho que a pressão no corredor também muito mal feita. Eu não vi o lance, mas a gente podia ter uma posição mais efetiva no corredor e não aconteceu”.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Últimas Notícias

Ver Tudo
Copa do Mundo

Campeões da Champions desfalcam Portugal em amistoso

Além do quarteto que ganhou a competição continental pelo PSG, Portugal não contará com Matheus Nunes. João Félix é dúvida

Copa do Mundo

Os Eleitos de Ancelotti: Danilo

''Primeiro convocado'', com a confiança de Ancelotti e polivalente, lateral-direito Danilo vai para a sua terceira Copa do Mundo

Copa do Mundo

Joia da Alemanha pode ficar fora da Copa

Jovem Lennart Karl, do Bayern, de apenas 18 anos, sofre lesão em treino desta sexta (5/6), em Chicago, e pode perder a Copa pela Alemanha

Copa do Mundo

Brasil x Egito: onde assistir

Brasil faz, neste sábado (6), em Cleveland, o último teste antes da estreia na Copa do Mundo. Saiba mais detalhes!

Copa do Mundo

Portugal x Chile: onde assistir

Seleção portuguesa faz último teste antes de viajar para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Copa do Mundo

Bélgica x Tunísia: onde assistir

Seleções se enfrentam em amistoso de preparação para disputar a Copa do Mundo de 2026

Futebol brasileiro

Athletico anuncia contratação de colombiano

Atacante, de 22 anos, assina contrato com o Furacão, do técnico Odair Hellmann, até junho de 2030 e utilizará a camisa 19

Copa do Mundo

Holanda desembarca em Nova York rumo à Copa

Após a derrota por 1 a 0 para a Argélia, em amistoso disputado em Roterdã, a delegação da Holanda desembarcou em Nova York. Assim, por lá, realizará os primeiros treinamentos em solo norte-americano, de olho na Copa do Mundo 2026. Após o período de adapta

Copa do Mundo

Espanha embarca rumo à Copa do Mundo

A seleção da Espanha embarcou, nesta sexta-feira (5), rumo aos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de 2026. Após realizar o penúltimo compromisso preparatório e empatar com o Iraque sem vários de seus titulares, a equipe deixou Santiago de Comp

Copa do Mundo

Os eleitos de Ancelotti: Ibañez

Zagueiro do Al-Ahli, Ibañez chega ao Mundial após conquistar a Liga dos Campeões da Ásia e viver a fase mais consistente da carreira