Filipe Luís justifica derrota do Flamengo com expulsão no começo
Treinador disse que vermelho de Danilo aos doze minutos da primeira etapa complicou o planejamento do Rubro-Negro para o confronto contra o Bahia

O Flamengo sofreu sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro. A equipe, que teve duas expulsões durante o confronto com o Bahia, em Salvador, perdeu por 1 a 0 e deixou escapar a liderança. Na coletiva de imprensa, o técnico Filipe Luís atribuiu o revés à expulsão de Danilo logo no início do duelo e comentou sobre o cartão vermelho de Wallace Yan.
“Jogar 75 minutos com um a menos prejudicou nossa equipe. Você prepara um plano de jogo para atuar com 11 jogadores, e somos um time que não costuma ter atletas expulsos. Tentamos contornar da melhor maneira e controlar o jogo, porque sabíamos que teríamos chances. Infelizmente, não aproveitamos, eles marcaram, e a partir daí tentamos de todas as formas até o final. Vitória do Bahia e vida que segue. Temos que levantar a cabeça”, analisou.
Dentro de campo, Danilo foi expulso aos 12 minutos, após acertar o rosto de Tiago com o pé alto. Mesmo com um jogador a menos, os comandados de Filipe Luís ainda criaram oportunidades, mas esbarraram no goleiro Ronaldo.
No primeiro tempo, Willian José abriu o placar para o Esquadrão de Aço. Na segunda etapa, mesmo com um a menos, o Flamengo buscou o empate, mas Wallace Yan recebeu dois cartões amarelos e também foi expulso.
“Ele vem treinando muito bem e é um jogador importante para mim. Cometeu um erro grave que nos prejudicou. É muito jovem ainda, e ainda não conversei com ele. São nesses momentos que precisamos manter a equipe equilibrada, com o mental estável. Pensei em colocá-lo para romper a linha do Bahia, porque eles estavam muito fechados. A expulsão complicou, mas o time continuou dando a vida em campo”, disse Filipe Luís sobre o jovem.
Disputa pelo título e pausa na Data Fifa
O treinador avaliou o momento da equipe, que soma 55 pontos e está atrás do Palmeiras apenas por ter uma vitória a menos. Filipe Luís também destacou a importância da pausa na Data Fifa para “limpar a cabeça” e preparar a reta final da temporada.
“Sempre jogamos com status de líderes, e hoje somos perseguidos. Estamos atrás e precisamos perseguir. Há muitos jogos pela frente. O Palmeiras também perdeu aqui recentemente e hoje venceu fora de casa. Eles ainda terão que enfrentar nós e outros adversários difíceis. O Campeonato é muito competitivo, e é difícil que qualquer time vença todas até o fim. Quem mantiver mais regularidade até a 38ª rodada será o campeão. Enquanto tivermos chances, vamos lutar até o final. Acredito muito no meu time e não tenho dúvida de que vamos lutar”, afirmou.
“Precisamos desses dois ou três dias que teremos para limpar a cabeça após o que aconteceu hoje e trabalhar os conceitos da equipe. Esse final de temporada é muito importante, e o melhor ainda está por vir”, completou.
Na próxima rodada, o Rubro-Negro enfrenta o arquirrival Botafogo, no dia 15, às 19h30 (de Brasília), no Nilton Santos. Em seguida, no dia 19, recebe o Palmeiras, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, em confronto direto pela briga pelo título.