Desfalque no Santos, Neymar detona grama sintética da Arena da Baixada
Atacante do Peixe reclamou nas redes sociais antes do duelo contra o Athletico-PR e foi preservado pela comissão técnica

Fora do duelo entre Santos e Athletico-PR, nesta quinta-feira (12), pela Série A do Campeonato Brasileiro, Neymar criticou o gramado sintético da Arena da Baixada, em Curitiba. Nas redes sociais, o atacante afirmou: "Praticar futebol nesse campo é quase impossível".
O camisa 10 não foi relacionado para a partida justamente por atuar em piso sintético. Recuperado de cirurgia no menisco do joelho esquerdo, realizada no fim de 2025, o jogador já treina normalmente, mas foi preservado pela comissão técnica do Peixe.
Praticar futebol nesse campo é quase impossível 😂😂
CapxSan— Neymar Jr (@neymarjr) February 12, 2026
Essa não é a primeira manifestação do atleta contra esse tipo de gramado. Ainda em 2025, Neymar chamou o campo do Allianz Parque, que também utiliza piso sintético, de "society", termo popularmente associado a quadras com grama artificial.
O atacante também participou de um movimento nas redes sociais ao lado de outros jogadores, com publicações contrárias ao uso de gramados sintéticos no futebol brasileiro. O piso artificial, no entanto, é permitido e passa por vistorias anuais da Fifa, que estabelece critérios técnicos para sua utilização.
O Santos, inclusive, colocou grama sintética em um dos campos do CT Rei Pelé, ainda nos últimos dias do ano passado. Na ocasião, o presidente do clube, Marcelo Teixeira, afirmou que a instalação do novo piso fazia parte do processo de modernização do Centro de Treinamento.









