Corinthians

De menos de 1% à final: Corinthians transforma improvável em realidade na Copa do Brasil

Arrancada no Brasileirão de 2024 abriu caminho para o Timão disputar e sonhar com o título que parecia impossível

Imagem da noticia De menos de 1% à final: Corinthians transforma improvável em realidade na Copa do Brasil
De menos de 1% à final: Corinthians transforma improvável em realidade na Copa do Brasil
• Atualizado em

Há pouco mais de um ano, o Corinthians vivia um dos cenários mais delicados de sua história recente. Até o fim de outubro de 2024, as chances de o clube do Parque São Jorge disputar a Copa do Brasil de 2025 eram inferiores a 1%. Hoje, o Timão está a apenas um jogo de levantar o troféu e coroar uma trajetória que desafia qualquer projeção matemática.

+ Com Memphis poupado, Corinthians treina cobranças de pênalti em treino

No dia 31 de outubro do ano passado, o ambiente era de frustração. Afinal, quatro dias após ser eliminado pelo Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians entrou em campo contra o Racing, na Argentina, pela semifinal da Copa Sul-Americana. Depois de sair na frente em Avellaneda, a equipe sofreu a virada, perdeu por 2 a 1 e se despediu também do sonho continental.

Sem títulos nas copas e fora da disputa estadual pela Copa do Brasil, já que havia sido eliminado ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista, o clube parecia não ter caminhos viáveis para chegar à edição seguinte do torneio nacional. Restava apenas uma possibilidade, considerada remota: uma arrancada quase perfeita no Campeonato Brasileiro.

Pelo regulamento da CBF, somente os clubes classificados para a Conmebol Libertadores garantem vaga automática na Copa do Brasil. E a realidade corintiana, naquele momento, era alarmante. O time ocupava a 16ª colocação da Série A, tinha apenas um ponto de vantagem sobre a zona de rebaixamento, vinha de duas eliminações consecutivas e tinha pela frente um clássico contra o Palmeiras.

 
Corinthians vivia situação delicada em 2024 antes de arrancada heroica – Foto: Divulgação/Racing

+ Corinthians liga alerta com desgaste para final da Copa do Brasil

Corinthians e a gigante arrancada no Brasileiro

Foi justamente no Dérbi, marcada pela cabeça de porco arremessada no gramado da Neo Química Arena, que o Corinthians encontrou o ponto de virada. Afinal, a vitória por 2 a 0 sobre o rival reacendeu a confiança e deu início a uma sequência impressionante de resultados. A equipe venceu os seis jogos seguintes, alcançou os 56 pontos, ultrapassou o Bahia e assegurou a última das sete vagas brasileiras na Libertadores.

No total, a arrancada foi de nove vitórias consecutivas. Duas delas ainda antes das eliminações nas copas, mas o suficiente para salvar a temporada 2024 e transformar um cenário de quase rebaixamento em classificação continental. Por ironia do destino, aquele feito improvável foi o ponto de partida da campanha que colocou o Corinthians na final da Copa do Brasil de 2025.

Classificado para o torneio contra todas as probabilidades, o Timão superou Novorizontino, Palmeiras, Athletico-PR e Cruzeiro no caminho até a decisão. Assim, diante do Vasco, está a um jogo de conquistar um título que, meses antes, simplesmente não existia no horizonte.

Aliás, além da taça, o campeão garante uma premiação de R$ 77 milhões paga pela CBF. Além disso, ainda garante uma vaga direta na fase de grupos da Conmebol Libertadores da próxima temporada.

Publicidade

Assuntos relacionados

Corinthians
copa do mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade