Ceni encerra tabu e Bahia vence o Flamengo no Brasileirão
Treinador do Esquadrão havia enfrentado a equipe carioca 16 vezes como treinador e perdido todas

O Bahia conquistou um ótimo resultado diante do Flamengo neste domingo (5/10), pela 27ª rodada do Brasileirão. Na Arena Fonte Nova, lotada com 48.634 torcedores, venceu por 1 a 0, com gol de Willian José no primeiro tempo, encerrando jejuns importantes. Após 16 derrotas seguidas, Rogério Ceni enfim venceu o Flamengo como treinador. Além disso, o Bahia, que havia perdido seus últimos 12 jogos contra o Rubro-Negro, pôs fim à sequência negativa.
Pesou para os baianos, que entraram com vários desfalques e uma defesa reserva, o fato de o Flamengo ter ficado com um jogador a menos já aos 12 minutos do primeiro tempo, com a expulsão de Danilo. O Rubro-Negro precisou adotar postura mais cautelosa e, mesmo criando chances claras em contra-ataques — a melhor com Samuel Lino —, teve pouca força ofensiva para buscar o empate. A situação ficou ainda mais complicada com a expulsão de Wallace Yan aos 32 minutos, apenas dez minutos após entrar em campo, deixando o time com nove atletas.
Com a derrota, o Flamengo perdeu a liderança para o Palmeiras, que venceu o São Paulo de virada. Ambos têm 55 pontos, mas o Palmeiras leva vantagem em número de vitórias (17 a 16) e ainda tem um jogo a menos. O Bahia, com o resultado, chega a 43 pontos e assume a quinta posição.
Flamengo com dez e Bahia saindo na frente
O Flamengo começou a partida em busca do ataque, principalmente pelo lado direito com Everton Royal. Ele participou das duas primeiras boas jogadas do time, incluindo um cruzamento em que Pedro chegou atrasado.
Contudo, aos 12 minutos, ocorreu uma das jogadas-chave: Riaño foi lançado, e Danilo, ao tentar impedir o avanço, entrou com o pé alto e foi expulso diretamente. Com um a menos, o Flamengo se fechou. Filipe Luís sacou Pedro para colocar o zagueiro Cleiton, e o time passou o restante do primeiro tempo defendendo-se, tentando eventuais contra-ataques, que terminavam nos pés de Samuel Lino, em má fase. Quem não faz, leva — e a máxima se confirmou. Aos 44 minutos, Cleiton perdeu a dividida com Jean Lucas, e Tiago ficou com a sobra. A bola chegou até Willian José, que finalizou para abrir o placar para o Bahia.
Flamengo, com nove, quase empata
No segundo tempo, Filipe Luís promoveu uma troca tripla, colocando Bruno Henrique, Plata e Luiz Araújo nas vagas de Samuel Lino, Carrascal e De La Cruz, buscando maior presença ofensiva e velocidade. O Bahia recuou, explorando os contra-ataques, e o Flamengo passou a ter mais posse de bola, mas cometia erros nos passes. Cleiton entregou uma bola que terminou com Michel Araújo marcando, mas o gol foi anulado por centímetros.
O Flamengo ficou com nove em campo após Wallace Yan, que havia entrado aos 22 minutos e recebido cartão amarelo aos 27 por reclamação, cometer falta aos 32 e ser expulso com o segundo amarelo. Mesmo assim, o time carioca continuou buscando o empate e quase conseguiu aos 42 minutos, quando Léo Ortiz escorou uma falta levantada na área por Luiz Araújo, obrigando Ronaldo a fazer grande defesa.
Ficha técnica
BAHIA 1 x 0 FLAMENGO
27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 05/10/2025
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público: 48.634
Gol: Willian José, 44’/1ºT (1-0)
BAHIA: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim, 41’/2T); Ademir (Kayky, 11’/2T), Tiago (Michel Araújo, 11’/2T) e Willian José (Cauly, 21’/2T)
Técnico: Rogério Ceni
FLAMENGO: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; De La Cruz (Luiz Araújo, intervalo), Jorginho e Arrascaeta (Wallace Yan, 22’/2T); Carrascal (Plata, intervalo), Samuel Lino (Luiz Araújo, intervalo) e Pedro (Cleiton, 13’/1T)
Técnico: Filipe Luís
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartões amarelos: Willian José, Gilberto, Kayky (BA); De La Cruz, Jorginho (FLA)
Cartões vermelhos: Danilo, 12’/1T (FLA); Wallace Yan, 32’/2T (FLA)