CBF confirma impedimento semiautomático desde o começo do Brasileirão 2026
Confirmação se deu durante reunião do 1º Grupo de Trabalho Arbitragem, na sede da CBF, nesta segunda-feira (10)

A CBF confirmou nesta segunda-feira (10), durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho de Arbitragem, que o impedimento semiautomático será adotado já na primeira rodada do Brasileirão 2026. O anúncio foi feito na sede da entidade, no Rio de Janeiro, pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra.
Ao comentar sobre a aplicação dos critérios de arbitragem, Cintra afirmou que a total uniformização entre os árbitros é algo difícil de alcançar.
“Temos uma das competições mais difíceis do mundo. É um campeonato de mais de dez meses com mais de 20 árbitros trabalhando. Uniformizar critérios é quase impossível quando falamos de seres humanos, mas não podemos deixar de buscá-los”, disse.
Ajuste de critérios é prioridade
Mesmo reconhecendo a dificuldade, Cintra afirmou que a aproximação dos critérios entre as equipes de arbitragem segue como objetivo central.
“A aproximação de critério é a primeira etapa. Isso vem do entendimento do que o futebol espera dos árbitros. Eles são instruídos a interpretar o jogo, entender contexto, campeonato, clubes e o que nós esperamos. São profissionais capacitados, referências lá fora, e precisam mostrar serviço todos os dias.”

Tecnologia em implementação
A empresa Genius Sports, responsável pela tecnologia de impedimento semiautomático em ligas da Europa, participou do evento. O presidente da CBF, Samir Xaud, também esteve presente. O encontro teve como foco transparência, padronização e atualização dos processos de arbitragem no futebol brasileiro.









