Atlético vence Del Valle na Arena MRV e está na final da Copa Sul-Americana
Após empatar na ida, Galo superou rival por 3 a 1 em Minas

O Atlético está salvando a temporada de 2025 com uma campanha empolgante na Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira (28), na Arena MRV, o Galo venceu o Independiente del Valle por 3 a 1 no jogo de volta da semifinal. Arana, Bernard e Hulk marcaram para os mineiros, enquanto Spinelli descontou. Como a partida de ida, no Equador, terminou em 1 a 1, o time de Jorge Sampaoli garantiu a vaga na grande decisão.
Com o resultado, o Atlético apaga um pouco a frustração pela eliminação na Copa do Brasil e pela má colocação no Brasileirão. Agora, aguarda o vencedor de Lanús x Universidad de Chile — que empataram em 2 a 2 no jogo de ida e decidem a vaga nesta quinta-feira, na Argentina. A final será disputada no dia 21 de novembro, em Assunção (Paraguai).
Dudu e Bernard brilham em primeiro tempo dominante
O Atlético foi amplamente superior nos 45 minutos iniciais. O Del Valle, recuado e nitidamente jogando pelo empate, pouco ameaçou. Já o Galo foi avassalador, principalmente pelo lado esquerdo, com as boas atuações de Bernard, Dudu e Arana.
Logo no início, Júnior Alonso obrigou o goleiro Villar a uma defesa espetacular — digna de aplausos de Gordon Banks, o lendário arqueiro da defesa contra Pelé em 1970. Com 15 minutos, o Atlético já tinha 80% de posse de bola, rondava a área e criava chances em sequência, com Bernard desperdiçando duas boas oportunidades.
A pressão deu resultado aos 35 minutos. Após erro na saída de bola, Dudu insistiu na jogada e encontrou Arana, que bateu firme para abrir o placar e explodir a Arena MRV. Aos 44, novo vacilo do Del Valle na defesa: Alcívar perdeu a bola para Dudu, que avançou até a área e rolou para Bernard completar e fazer 2 a 0. O Atlético foi para o intervalo com uma vantagem confortável e uma atuação de gala.
Hulk encerra jejum e sela a vaga na final
O ritmo seguiu forte no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Fausto Vera exigiu grande defesa de Villar. Mesmo após o gol de Spinelli, aos 18 minutos, aproveitando rebote de Everson, o Galo manteve o controle da partida.
Aos 27 minutos, veio o gol que sacramentou a classificação e teve um sabor especial. Hulk, que havia entrado minutos antes, recebeu lançamento de Arana, aproveitou o erro da zaga e finalizou na saída do goleiro: 3 a 1. O atacante pôs fim a um jejum de 15 jogos sem marcar (desde 14 de setembro) e comemorou ajoelhado, emocionado, sendo muito festejado pelos companheiros. Fim de jogo e festa nas arquibancadas: o Atlético está na final da “Sula”.
Ficha técnica
ATLÉTICO 3 x 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Competição: Copa Sul-Americana – Semifinal (volta)
Data: 27/10/2025
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Gols:
Arana, 35’/1ºT (1–0); Bernard, 44’/1ºT (2–0); Spinelli, 18’/2ºT (2–1); Hulk, 27’/2ºT (3–1)
ATLÉTICO: Everson; Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Arana; Alan Franco (Alexsander, 42’/2ºT), Fausto Vera (Saravia, 29’/2ºT), Igor Gomes e Bernard (Reinier, 42’/2ºT); Dudu (Biel, 29’/2ºT) e Rony (Hulk, 13’/2ºT).
Técnico: Jorge Sampaoli.
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Villar; Matías Fernández, Schunke, Carabajal e Gustavo Cortez (Zárate, 36’/2ºT); Alcívar, Arroyo (Guaguá, 23’/2ºT), Mercado (Ibarra, 36’/2ºT) e Sornoza (Loor, 36’/2ºT); Spinelli e Hoyos (Vásquez, 42’/2ºT).
Técnico: Javier Rabanal.
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martín Soppi (URU)
VAR: Christian Ferreyra (URU)
Cartões amarelos: Everson, Biel (ATL); Arroyo (IDV)









