Futebol

As perdas que marcaram o futebol mundial ao longo de 2025

Acidentes, doenças e violência marcaram um ano de despedidas no futebol

Imagem da noticia As perdas que marcaram o futebol mundial ao longo de 2025
As perdas que marcaram o futebol mundial ao longo de 2025
• Atualizado em

O ano de 2025 foi marcado por perdas que impactaram profundamente o futebol mundial. Entre atletas em atividade, veteranos e ídolos de gerações passadas, diversas figuras ligadas ao esporte faleceram ao longo da temporada, seja por acidentes, causas naturais ou episódios de violência fora de campo. O J10 relembra aqueles que nos deixaram durante este período.

2 de janeiro — Werner Leimgruber (90 anos)
O ex-zagueiro suíço Werner Leimgruber morreu aos 90 anos. Ele integrou a seleção da Suíça e disputou a Copa do Mundo de 1966. Leimgruber ficou marcado pela solidez defensiva e pela contribuição ao futebol suíço na década de 1960.

9 de janeiro — Marius Ciugarin (75 anos)
O ex-meio-campista romeno Marius Ciugarin faleceu aos 75 anos. Com passagens por clubes como o Steaua București, foi personagem relevante do futebol romeno entre as décadas de 1960 e 1970, acumulando títulos nacionais.

3 de julho — Diogo Jota (28 anos) e André Silva (25 anos)
O atacante português Diogo Jota, destaque do Liverpool e da seleção de Portugal, morreu em um grave acidente de carro na Espanha. O jogador estava acompanhado do irmão, André Silva, também atleta profissional. O veículo saiu da pista e pegou fogo, resultando na morte de ambos.

Jota somou 182 jogos e 65 gols pelo Liverpool, conquistando títulos como a Premier League e taças nacionais, além de 49 partidas pela seleção portuguesa e participação direta na conquista da Nations League.

 
Diogo Jota foi eternizado no Liverpool – Foto: Jan Kruger/Getty Images

16 de setembro — Oscar Osvaldo Calics (85 anos)
O ex-meia argentino Oscar Calics morreu aos 85 anos. Ele representou a Argentina na Copa do Mundo de 1966 e teve passagens por clubes como Banfield e San Lorenzo, sendo lembrado como um dos nomes marcantes de sua geração.

16 de setembro — Dejan Milovanović (41 anos)
O ex-meio-campista sérvio Dejan Milovanović faleceu aos 41 anos após sofrer um ataque cardíaco durante uma partida de veteranos em Belgrado. Ele teve passagem pelo Estrela Vermelha e era primo de Branislav Ivanović, ex-Chelsea.

22 de setembro — Neneca (45 anos)
O ex-goleiro Anderson Soares da Silva, conhecido como Neneca, morreu aos 45 anos após um infarto fulminante durante uma partida de futebol de base em Rondonópolis (MT). Ele atuava como gerente de futebol do União Esporte Clube.

 
Goleiro Neneca morreu aos 45 anos, em 2025 – Foto: Divulgação / Botafogo

6 de novembro — Adam Hogg (91 anos)
O ex-zagueiro escocês Adam Hogg faleceu aos 91 anos. Ele atuou por clubes como Airdrie, Swindon e Dumbarton na década de 1950 e foi lembrado como um veterano respeitado do futebol britânico.

17 de dezembro — Mario Pineida (33 anos)
O lateral-esquerdo equatoriano Mario Pineida, do Barcelona SC e ex-Fluminense, foi assassinado a tiros em Guayaquil. O ataque também vitimou sua esposa. O crime ocorreu em meio a uma escalada de violência no futebol equatoriano.

 

26 de dezembro — Jean Louis Gasset (72 anos)
O treinador francês Jean Louis Gasset morreu aos 72 anos. Ele comandou a seleção da Costa do Marfim e teve passagens por clubes como Montpellier e Olympique de Marseille, sendo figura respeitada no futebol europeu e africano.

28 de dezembro — Fernando Martín (44 anos)
O técnico espanhol Fernando Martín, que trabalhava no Valencia CF Femenino B, morreu em um acidente de barco na Indonésia. A tragédia também vitimou três de seus filhos, após a embarcação virar em condições climáticas adversas.

Publicidade

Assuntos relacionados

Futebol
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade