André Ramalho, do Corinthians, cobra debate de alto nível sobre gramados
Com gol solitário na Arena da Baixada, equipe recupera pontos perdidos e entra na parte de cima da classificação

O Corinthians conquistou os primeiros três pontos fora de casa no Campeonato Brasileiro ao vencer o Athletico por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), na Arena da Baixada. O resultado levou o Alvinegro à parte de cima da tabela e amenizou a derrota na estreia.
Na primeira rodada, o time havia perdido para o Bahia, na Neo Química Arena. A vitória em Curitiba foi tratada como recuperação dentro da competição.
O zagueiro André Ramalho destacou a importância do resultado e a dificuldade da partida.
“Super importante. Nós perdemos pontos contra o Bahia na primeira rodada e queríamos recuperar de alguma forma. Acho que conseguimos isso hoje. Jogo extremamente difícil, muito competitivo, mas o mais importante é que conseguimos os três pontos, que era o nosso objetivo final. A gente lutou, fez o que tinha que fazer e estamos levando a vitória para casa”, afirmou.

Debate sobre gramado sintético
O gramado sintético da Arena da Baixada voltou a ser tema após a partida. Ramalho se posicionou contra esse tipo de piso, mas defendeu a necessidade de campos naturais de alto nível no futebol brasileiro.
“É um tema repetitivo, é difícil de falar. Eu sinceramente sou contra gramado sintético. Acho que atrapalha e favorece os clubes que têm, porque é um gramado totalmente diferente do natural. Mas acho que a discussão tem que ser para alto nível, tem que ser campos naturais de alto nível, não somente campos naturais por si só. É isso que vai elevar o nível do Campeonato Brasileiro, vai elevar o nível dos clubes, que vai elevar o nível dos jogadores, que é o que todo mundo quer”, declarou.
Segundo o defensor, o piso também interfere na preparação para o duelo contra a Portuguesa, marcado para domingo (22). Ele ressaltou a necessidade de recuperação física após a partida em Curitiba.
“Vamos descobrir. Temos esses dias para se recuperar. Temos um elenco qualificado, grande, onde a gente vem mostrando a nossa qualidade. É claro que esse gramado, mais uma vez, a gente necessita de um pouco mais tempo para se recuperar, ele é muito duro. Mas tenho certeza que temos muita gente capacitada dentro do clube para nos ajudar na recuperação e estar todo mundo 100% no jogo do final de semana”, disse.
Público restrito na Arena da Baixada
Por punição imposta ao Athletico, apenas mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência puderam comparecer ao estádio. André Ramalho avaliou positivamente a medida e destacou o apoio da torcida corintiana.
“É uma ação muito bem pensada, sinceramente. Acho que, em eventuais momentos que o pessoal não consegue se comportar, é uma ótima solução. Achei bem legal. Apesar de tudo, a Fiel compareceu em peso e mostrou sua força. Mas é claro que a gente não deseja que isso aconteça, o ideal é que possa estar participando todo mundo, sem qualquer tipo de problema ou violência”, concluiu.









