"O Morumbi te mata": São Paulo revive lema para bater rivais em mata-mata
Tricolor aposta na força de seu mando de campo para se consagrar campeão inédito da Copa do Brasil neste domingo (24), contra o Flamengo

SBT Sports
O lema "El Morumbi te mata", que ganhou fama na América do Sul após grandes atuações do São Paulo no estádio em competições internacionais, retornou em 2023, mas agora em âmbito nacional. A torcida do clube resgatou este slogan durante a campanha da equipe na Copa do Brasil, que busca o título inédito neste domingo (24), às 16h, contra o Flamengo.
O estádio é um trunfo para o São Paulo na competição, especialmente graças ao grande apoio da torcida. O Tricolor Paulista possui a segunda maior média de público do país como mandante no ano, e o retrospecto no estádio nas últimas decisões de mata-mata é positivo.
Nas quartas de final, o Tricolor teve de passar por um adversário duro, o rival Palmeiras. A partida de ida foi no Morumbi, e nele o São Paulo fez valer o apoio de sua torcida e venceu por 1 a 0, gol do lateral-direito Rafinha. A equipe assegurou a classificação às semifinais com outra vitória, agora por 2 a 1, no Allianz Parque. Na semifinal, o adversário foi outro rival, o Corinthians. Nesta disputa, o lema "O Morumbi te mata" foi, verdadeiramente, posto à prova. O Tricolor perdeu por 2 a 1 na Neo Química Arena e foi ao estádio da zona sul paulistana precisando de uma vitória por dois ou mais gols de diferença. Empurrado por mais de 62 mil torcedores presentes nas arquibancadas, o São Paulo venceu por 2 a 0, com gols de Wellington Rato e Lucas Moura.
No entanto, no início da Copa do Brasil a relação do clube com o estádio não estava tão apurada. O São Paulo estreou na terceira fase empatando com o Ituano no Morumbi e garantindo a classificação fora e, nas oitavas de final, sofreu uma virada de 3 a 1 dentro de casa após vencer por 2 a 0 no Recife. No entanto, a equipe tricolor se classificou nos pênaltis. Dali em diante a sinergia entre a equipe e a torcida presente no estádio só aumentou.
Nesta mesma temporada, o Tricolor chegou até as quartas de final da Copa Sul-Americana, vencendo todos os cinco jogos que disputou no Morumbi, com 12 gols marcados e nenhum sofrido. O clube, no entanto, acabou eliminado dentro de casa para a LDU, após cobranças de pênaltis - o jogo de ida, no Equador, foi 2 a 1 para os equatorianos, enquanto o time brasileiro venceu por 1 a 0 na volta, em São Paulo. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem sete vitórias, dois empates e três derrotas no Morumbi, com 19 gols marcados e 11 sofridos.
Para se consagrar campeão da Copa do Brasil, o São Paulo não precisa nem mesmo vencer a partida deste domingo (24), contra o Flamengo. Isso porque o clube paulista venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã. Um empate basta para o título inédito são-paulino, enquanto o Rubro-Negro precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para sair campeão.