Atlético-MG e Palmeiras protagonizaram disputas acirradas nos últimos anos
Últimos dois campeões brasileiros, clubes se enfrentaram no mata-mata da Libertadores em duas edições seguidas

SBT Sports
Atlético-MG e Palmeiras são duas das principais equipes do futebol brasileiro nos últimos anos. Adversários neste domingo (28), no Mineirão, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, os clubes são os dois últimos campeões do Brasileirão e estão, ao lado do Flamengo, como os times de maior investimento no país.
Como consequência, Galo e Verdão disputam os principais torneios e acabam se enfrentando. Tanto na temporada de 2021 quanto na de 2022, Atlético e Palmeiras se encontraram pelo mata-mata da Libertadores e protagonizaram duas ótimas disputas.
A primeira decisão
Adversários na semifinal da Liberta 2021, os clubes chegaram para a disputa vivendo momentos distintos. O comando de Abel Ferreira era questionado no lado paulista mesmo com o clube sendo o, à época, atual campeão continental. Isso porque o Palmeiras na temporada já havia perdido a decisão da Recopa Sul-Americana, sido vice do Paulistão para o rival São Paulo e ficado apenas em quarto no Mundial de Clubes.
O Galo já chegava em um clima melhor para a partida. Líder do Brasileirão na 21ª rodada com 45 pontos - sete a mais que o vice, o próprio Palmeiras - e campeão mineiro, os comandados por Cuca queriam se afirmar como potência continental. A classificação para a final ficou por um fio.
Na partida de ida, no Allianz Parque, o Atlético se impôs mesmo como visitante e teve a oportunidade de abrir o placar, em cobrança de pênalti de Hulk. O atacante só acertou a trave esquerda e o placar de 0 a 0 foi levado para Minas Gerais.
No Mineirão, o Galo novamente se impôs e conseguiu, enfim, abrir o placar com Vargas, no início do segundo tempo. No entanto, tudo caiu por terra 15 minutos depois. Após grande jogada de Gabriel Veron, Dudu empatou a partida, que se encerrou em 1 a 1. Pelo critério de gol fora de casa, o Verdão avançou à final. Mais tardar na temporada, o Palmeiras se consagraria campeão da Libertadores, enquanto que o Galo conquistaria o Brasileirão e a Copa do Brasil.

A revanche
Os clubes voltariam a se enfrentar no mata-mata da Libertadores em 2022, mas agora pelas quartas de final. Desta vez, os paulistas vinham em melhor fase para o confronto.
Na vigésima rodada do Campeonato Brasileiro, a última antes do jogo de ida, o Palmeiras liderava o torneio com 42 pontos, enquanto o Galo se encontrava na sétima colocação com 32. O Atlético vinha de duas derrotas seguidas com o recém-contratado Cuca, que retornou ao clube após a demissão de Turco Mohamed. O Verdão chegava numa sequência de cinco vitórias.
Durante o jogo de ida no Mineirão, tudo parecia que daria certo para o Galo. Os mandantes abriram o placar de 2 a 0, mas sofreram o empate após uma excelente recuperação alviverde.
Na volta, as condições também ficaram favoráveis ao Atlético, que não soube aproveitar. O Palmeiras começou a partida melhor, até que o volante Danilo foi expulso. Aos 82, o meia Gustavo Scarpa também tomou o cartão vermelho. Mesmo com dois a mais, o Galo não conseguiu alterar o placar, e ainda teve o atacante Vargas também expulso. Com dois empates seguidos e não se aplicando mais o critério de gol fora de casa, a disputa foi para os pênaltis. O Verdão saiu vencedor por 6 a 5 nas penalidades.
Nas duas disputas, nenhuma das equipes venceu um jogo sequer. As quatro partidas acabaram empatadas no tempo regulamentar. No entanto, o desfecho foi o mesmo nas duas: o Palmeiras acabou classificado.
