Liga dos Campeões: Barcelona empata com Benfica e se complica no Grupo E
Time de Xavi não consegue vitória contra equipe de Jorge Jesus e agora decide classificação diante do Bayern de Munique, na Alemanha

SBT Sports
O Barcelona se complicou na Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (23), a equipe catalã não saiu de um 0 a 0 com o Benfica no Camp Nou, em confronto pela 5ª rodada do Grupo E da competição europeia. Com o resultado, o time comandado por Xavi vai encarar uma pedreira na última rodada da fase classicatória.
O empate fez o clube blaugrana chegar a sete pontos, enquanto os Encarnados foram a cinco. Na última rodada, o Barcelona encara o rolo compressor Bayern de Munique, na Alemanha, sendo que o Benfica recebe o Dínamo de Kiev, em Lisboa. Uma vitória do time de Jorge Jesus contra o lanterna do grupo praticamente classifica os portugueses, já que o Barça perde para os lusos no critério de desempate (confronto direto). Desta forma, a equipe de Xavi necessita de uma vitória na Allianz Arena.
O jogo
O Barcelona iniciou o duelo empurrando o Benfica para o campo de defesa. A equipe de Xavi se estabeleceu no campo ofensivo logo nos primeiros minutos, trocando muitos passes para encontrar uma brecha na retaguarda dos Encarnados. Aos sete minutos, o jovem Demir partiu para cima e bateu com perigo; Vlachodimos espalmou para fora. Quatro minutos depois, Cebolinha foi desarmado por Ronald Araújo no meio-campo. O uruguaio avançou até a área adversária, mas finalizou para fora.
A pressão inicial do Barça não surtiu efeito, e o Benfica passou a equilibrar o confronto com o passar do tempo. Posicionado em muitos momentos com uma linha de cinco, os visitantes fizeram com que o time de Xavi começasse a ter dificuldade para criar. Uma rara oportunidade aconteceu aos 27, quando Jordi Alba invadiu área e bateu forte, mas Vlachodimos realizou nova defesa.
Os Encarnados demoraram para incomodar os comandados de Xavi, mas quase foram fatais quando chegaram. Yaremchuk aproveitou cobrança de escanteio e exigiu grande defesa de Ter Stegen, aos 33. Na sequência, um novo escanteio resultou em golaço de Otamendi, que não deu chance para o goleiro do time da casa. Entretanto, a arbitragem apontou que o cruzamento de Cebolinha havia saído antes de voltar ao campo, e o tento não foi validado.
A reta final da primeira etapa ficou aberta, com os dois times buscando o ataque. O Barcelona teve mais uma grande chance antes do apito final, com o jovem Demir. Canhoto, o camisa 11 partiu pela direita novamente e bateu buscando o ângulo; Vlachodimos até tentou defender, mas apenas viu a bola explodir no travessão. O primeiro tempo terminou com igualdade no placar.
A partida permaneceu aberta no começo da etapa final. O Benfica, mesmo ciente da importância do empate, não deixou de ter a bola e a tentar algumas investidas no ataque. No entanto, a primeira chance do segundo tempo foi do Barcelona, que teve Depay partindo sozinho para marcar o primeiro, mas o holandês tentou um drible a mais e desperdiçou a oportunidade - a defesa portuguesa afastou a bola.
Xavi mudou pela primeira vez ao colocar Dembélé no lugar de Demir. O ponta francês não demorou para mostrar serviço e criou uma chance perigosa aos 21, em cruzamento pela direita; De Jong cabeceou forte, com muito perigo, mas o arqueiro benfiquista desviou para fora. Jorge Jesus agiou rápido ao bom momento do Barça e optou pela entrada de Pizzi e Lazaro na vaga de Everton Cebolinha e Rafa Silva, formando uma linha de cinco na defesa.
Em desespero, os mandantes passaram a tentar o gol salvador de todas as formas, sobretudo em bolas aéreas. Foi em um cruzamento que o uruguaio Ronald Araújo conseguiu balançar a rede de Vlachodimos, mas o zagueiro estava impedido. Ainda houve tempo para outra oportunidade, que Piqué cabeceou para fora. No último minuto, Núñez puxou contra-ataque e serviu Seferovic; o suíço, sozinho, perdeu uma chance incrível. Com André Almeida, Otamendi e Verthongen em noite especial, o Benfica conseguiu sair vivo do Camp Nou.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 0x0 BENFICA
Local: Camp Nou, Barcelona - Espanha
Data: 23/11/2021, às 17h00
Árbitro: Sergei Karase (RUS)
Assistentes: Igor Demeshko (RUS) e Maksim Gavrilin (RUS)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: Piqué; Grimaldo, João Mário e Vlachodimos.
Gols:
BARCELONA: Ter Stegen; Ronald Araújo (Eric García), Piqué, Lenglet (Sergiño Dest) e Jordi Alba; Busquets, De Jong e Nico González; Demir (Dembélé), Depay e Gavi. Técnico: Xavi Hernández.
BENFICA: Vlachodimos; André Almeida, Otamendi e Vertonghen; Gilberto, Weigl, João Mário (Taarabat) e Grimaldo (Seferovic); Rafa Silva (Lazaro), Yaremchuk (Darwin Núñez) e Everton Cebolinha (Pizzi). Técnico: Jorge Jesus.