As Olimpíadas de Tóquio vão ser disputadas até o dia 8 de agosto, data da cerimônia de encerramento. Abaixo, o SBT Sports mostra os principais acontecimentos do maior evento esportivo do planeta, com foco nos brasileiros nas competições nos Jogos Olímpicos.
- Dia 19 (8 de agosto)
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
Os Jogos Olímpicos de Tóquio terminaram neste domingo (8) com a tradicional cerimônia de encerramento, passando o bastão para Paris-2024. Durante o desfile, a medalhista Rebeca Andrade foi porta-bandeira do Brasil.
Apenas Rebeca Andrade levando a bandeira do #BRA na #CerimoniaDeEncerramento! ????? #Tokyo2020 #JogosOlimpicos
? Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) August 8, 2021
?: Miriam Jeske/COB pic.twitter.com/yAAKns46Dc
MELHOR PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA
O esporte brasileiro teve nas Olimpíadas de Tóquio a melhor participação da história no maior evento esportivo do planeta. Com 21 medalhas, o Brasil ficou na 12ª colocação do ranking dos Jogos de Tóquio.
?? ???????? ??
? Time Brasil (@timebrasil) August 8, 2021
???????
??????
???????? pic.twitter.com/xZcye5ZspY
Vôlei - Feminino
O Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos na decisão do vôlei feminino. O time de José Roberto Guimarães caiu para as estadunidenses por 3 sets a 0.
Boxe - feminino
Beatriz Ferreira encerrou as Olimpíadas de Tóquio com a medalha de prata. A boxeadora perdeu a decisão da categoria para a irlandesa Kellie Harrington.
Maratona - masculino
Três brasileiros participaram da prova de 42km. Daniel do Nascimento e Daniel Chaves acabaram parando no meio da disputa. Nascimento chegou a líderar a prova, mas passou mal durante a corrida. O fundista foi valente, tentou voltar, e desistiu de vez na sequência. Terceiro brasileiro na maratona, Paula Roberto de Paula terminou a prova na 69º posição.
Quem ficou com a medalha de ouro foi o queniano Eliud Kipchoge. O atleta se tornou o terceiro na história das Olimpíadas a conquistar a maratona por duas vezes - Kipchoge foi o vencedor da prova nos Jogos do Rio, em 2016. Abdi Nageeye (prata), da Holanda/Países Baixos, e Bashir Abdi (bronze), da Bélgica, completaram o pódio.
Medalha de #ouro para Eliud Kipchoge #KEN na maratona! É a segunda vez consecutiva que ele vence a prova nos #JogosOlimpicos! ? Abdi Nageeye #NED ? Bashir Abdi #BEL ?. Parabéns aos atletas! ? #Tokyo2020 #marathon pic.twitter.com/YQsgiNhYU8
? Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) August 8, 2021
- DIA 18 (7 de agosto)
BICAMPEÃO OLÍMPICO!
O Brasil é bicampeão olímpico no futebol masculino. A Canarinho bateu a Espanha por 2 a 1, com gols de Matheus Cunha e Malcom, e confirmou mais uma medalha de ouro para o esporte brasileiro nas Olimpíadas de Tóquio.
Com o lugar mais alto do pódio no futebol, o Brasil conquistou três medalhas de ouro em um único dia dos Jogos Olímpicos, um efeito histórico e inédito para o esporte do país.
NOCAUTE ÉPICO PARA O OURO!
Hebert Conceição conquistou a medalha de ouro na categoria peso médio (até 75kg) do boxe masculino. De forma épica, o baiano de 23 anos nocauteou o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, com um cruzado de esquerda, após ter perdido os dois primeiros rounds.
O GOLPE DE OURO! ???
? Time Brasil (@timebrasil) August 7, 2021
? Wander Roberto/COB pic.twitter.com/mSjkyXA3Xy
ISAQUIAS QUEIROZ É OURO!
Isaquias Queiroz confirmou o favoritismo na conoagem e conquistou a medalha de ouro. Aos 27 anos, o baiano venceu a bateria final da C1 1000m com boa vantagem para os rivais. A prata ficou com o chinês Hao Liu, e o bronze com Serghei Tarnovschi, da Moldávia. Foi a quarta medalha de Isaquias, que já havia ganhado duas pratas e um bronze na Rio-2016.
Vôlei - masculino
A seleção brasileira masculina de vôlei não conseguiu conquistar o bronze. A equipe perdeu para a Argentina por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/20, 25/20, 17/25 e 13/15. O vôlei masculino do Brasil não ficava sem medalha desde as Olimpíadas de 2000.
Saltos ornamentais - masculino
Kawan Pereira colocou o Brasil na final na plataforma de 10m dos saltos ornamentais (masculino) pela primeira vez em Olimpíadas. O brasileiro de 19 anos ficou em décimo lugar e mostrou que é uma grande promessa para os Jogos de Paris em 2024.
Basquete - masculino
Os Estados Unidos levaram o quarto título olímpico seguido. A equipe de Kevin Durant e cia. derrotou a França por 87 a 82, em um duelo bastante equilibrado.
- DIA 17 (6 de agosto)
Vôlei - feminino
O Brasil está garantido na final do vôlei feminino. Com tranquilidade, a seleção venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 na semifinal. A equipe do técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar os Estados Unidos na decisão pelo ouro.
Com a confirmação da medalha no vôlei feminino, o Brasil alcançou um recorde na história das Olimpíadas. O esporte brasileiro tem 20 medalhas garantidas nos Jogos de Tóquio, uma a mais em relação ao que conquistou na Rio-16.
É FINAL OLÍMPICA! O #BRA faz 3 sets a 0 na #KOR e vai decidir a medalha de #ouro contra os #USA! Parabéns! ??? #Tokyo2020 #JogosOlimpicos pic.twitter.com/hLqbmbd2Lz
? Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) August 6, 2021
TANDARA É SUSPENSA POR POSSÍVEL DOPING
O Comitê Olímpico do Brasil informou que a oposta Tandara, da seleção feminina de vôlei, foi suspensa das Olimpíadas "por potencial violação de regra antidopagem". O exame que apontou a irregularidade foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema, no dia 7 de julho.
Canoagem - masculino
É SEMIFINAAAAAAAAL ?
? Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2021
Isaquias Queiroz vence sua série e avança direto à semifinal do C1 1.000m
Ele veeeeem muito forte ? ??
?@JonneRoriz /COB pic.twitter.com/9d1etXDAkX
Saltos ornamentais - masculino
Kawan Pereira está na semifinal da plataforma de 10m dos saltos ornamentais. O brasileiro ficou em 17º na qualificatória e garantiu a passagem de fase. A disputa da semifinal será na noite desta sexta (6), horário de Brasília.
Hipismo - masculino
A equipe brasileira está na final dos saltos da modalidade. O time do Brasil no hipismo é formado por Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa.
#EquestrianJumping
? Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2021
ESTAMOS NA FINAL!
?O #TimeBrasil de Hipismo Saltos, formado por Marlon Zanotelli, Pedro Veniss e Rodrigo Pessoa, ficou em 8º lugar na classificatória e vai lutar pela medalha neste sábado, às 7h??/19h??!
Vamos timeeeeee????
?Júlio César Guimarães/COB pic.twitter.com/Wh6BUMwlvs
Marcha atlética - feminino
A brasileira Érica Sena passou perto de uma medalha na macha atlética. A pernambucana de Camaragibe recebeu uma punição a 400m do fim da prova, quando estava no terceiro lugar, e acabou na 11ª colocação. A penalização de Érica foi por realizar movimentos irregulares durante a prova. Os árbitros da modalidade são rigorosos na observação da marcha dos atletas ao longo da disputa.
11° LUGAR PARA ERICA SENA
? Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2021
A brasileira estava em 3° até o quilômetro final, quando recebeu uma punição de 2 minutos.
Força, @EricaSenaRW! Você fez uma grande prova ??
? Wander Roberto/COB pic.twitter.com/1D368l5UUo
ENFIM, A MEDALHA
Bronze no boxe, Abner Teixeira subiu ao pódio e recebeu a medalha. O boxeador teve que aguardar a decisão do ouro, conquistada pelo cubano Julio La Cruz - o russo Muslim ficou com a prata.
AGORA SIM!
? Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2021
Finalmente, colocou o santinho no peito!
?BRONZE PARA ABNER TEIXEIRA!#TimeBrasil #Boxing #JogosOlímpicos #Tokyo2020
?Jonne Roriz/COB pic.twitter.com/M9lvIfmBSy
Pentatlo moderno - masculino
A brasileira Iêda Guimarães está eliminada da modalidade. A atleta sofreu uma grave queda duranta a prova de hipismo e acabou desclassificada no pentatlo moderno. Iêda ainda teve resultados ruins na esgrima e nos 200m livre na piscina. A brasileira ainda pode disputar o tiro esportivo e a corrida.
Futebol - feminino
O Canadá conquistou a medalha de ouro no futebol feminino. As canadenses bateram a Suécia nos pênaltis, com placar de 3 a 2 - o jogo foi 1 a 1 durante 120 minutos.
Futebol - masculino
O México venceu o Japão por 3 a 1 na disputa pela medalha de bronze. Anfitriões, os japoneses ficaram de fora do pódio da modalidade.
- DIA 16 (5 de agosto)
BRASIL IGUALA RECORDE
Com a prata de Pedro Barros no skate park, o Brasil garantiu a 19ª medalha e igualou recorde obtido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Nos Jogos de Tóquio, o país soma quatro ouros, quatro pratas e oito bronzes, além de ouro ou prata no futebol masculino, boxe feminino (Beatriz Ferreira) e boxe masculino (Hebert Conceição).
PEDRO BARROS É PRATA!
Aos 26 anos, Pedro Barros conseguiu uma nota 86,16 e ficou com a medalha de prata no skate park. A final ainda contou com outros dois brasileiros: Luizinho, em quarto, com 83,14 pontos, e Pedro Quintas, que terminou em oitavo lugar, com apenas 38,47. O australiano Keegan Palmer ficou com o ouro, e o americano Cory Juneau completou o pódio.