Tolói volta ao São Paulo com experiência para liderar setor defensivo
Após dez anos na Itália, zagueiro retornacom status de líder e referência tática

Jogada 10
Aos 34 anos, Rafael Tolói está de volta ao São Paulo para assumir um papel central Internamente, pessoas influentes no CT do Tricolor o definem como “experiente, líder e um rei” no sistema com três zagueiros. Estrutura que domina desde sua passagem pela Atalanta, na Itália.
Negociado pelo próprio São Paulo com o clube de Bérgamo em 2015, Tolói se transformou taticamente sob o comando de Gian Piero Gasperini, técnico que marcou época com o esquema 3-4-3. Foram nove anos sob a batuta do italiano, período em que o brasileiro naturalizado italiano virou capitão, conquistou a Liga Europa 2023/2024 e garantiu espaço na Seleção da Itália com Roberto Mancini.
“O que sei sobre linha de três aprendi lá. Foram anos de muito aprendizado e conquistas”, costuma resumir o defensor.
Desde que voltou ao Morumbis, o técnico Hernán Crespo mantém o esquema com três zagueiros em todas as partidas. Com Tolói à disposição, a tendência é que ele atue na sobra, função estratégica no trio defensivo. Alan Franco dificilmente perde seu lugar no time titular, enquanto Sabino e Ferraresi devem disputar a terceira vaga.
São Paulo buscava desesperadamente um zagueiro
A contratação também atende a uma necessidade imediata. Afinal, desde o retorno de Ruan Tressoldi ao Sassuolo e a lesão recente de Arboleda, o São Paulo buscava um zagueiro no mercado. Igor Rabello chegou a negociar, mas fechou com o Fluminense. Livre desde sua saída da Atalanta, Tolói foi a solução encontrada pela diretoria.

O vínculovai até o final de 2026, com possibilidade de renovação automática para 2027 se metas forem cumpridas no próximo ano. Na tarde de quinta-feira, o defensor desembarcou no Aeroporto de Congonhas, passou por exames e iniciou a adaptação ao clube que já defendeu entre 2012 e 2015, com 133 partidas, seis gols e o título da Copa Sul-Americana de 2012.
O reencontro, agora, tem um contexto diferente. Afinal, Tolói retorna não apenas como ex-jogador do clube, mas como líder experiente, pronto para ser a âncora da defesa tricolor.
Veja mais sobre o São Paulo:
+ Luciano se reencontra no São Paulo com Crespo: "Estou mais à vontade"
+ Enzo Díaz explica entrada forte e exalta entrega do São Paulo na Libertadores