Palmeiras

Retrospectiva 2025: Palmeiras fica sem títulos pela primeira vez na era Abel Ferreira

Verdão tem investimento recorde em reforços, mas bate na trave três vezes e passa em branco em 2025

Avatar de Jogada10
Jogada10
24/12/2025, 13:00
compartilhar
Foto: Reprodução / Palmeiras

Foto: Reprodução / Palmeiras

A temporada do Palmeiras, que era de muita expectativa, terminou de forma frustrante. Afinal, o Verdão investiu de forma recorde atrás de reforços, trazendo nomes como Vitor Roque e Andreas Pereira. Contudo, a equipe de Abel Ferreira terminou o ano sem levantar nenhum título, algo inédito desde que o treinador chegou ao clube.

JANEIRO

O Palmeiras iniciou a temporada pronto para viver uma reformulação. Sob o comando de Abel Ferreira, o clube trouxe muitas peças novas e também dispensou alguns atletas, visando mudanças no seu elenco. Aliás, o Verdão teve um investimento recorde, gastando mais de R$600 milhões em reforços.

Entre as chegadas, tivemos Ramón Sosa, Facundo Torres, Emiliano Martínez. Lucas Evangelista e Micael. Contudo, a que mais chamou a atenção foi Paulinho, ex-Atlético-MG, que chegou como uma das contratações mais caras da história do clube.

Em contrapartida, alguns nomes conhecidos da torcida palestrina deixaram o clube, como: Zé Rafael, Dudu, Mayke, Rony, Vitor Reis e Caio Paulista.

Na primeira partida do ano, o Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0, no Allianz Parque, na estreia da equipe no Campeonato Paulista. Maurício foi o responsável pelos dois gols da partida.

Na sequência, o Verdão engatou dois jogos fora de casa no Estadual e, apesar de encontrar dificuldades, o Palmeiras empatou com o Noroeste em 1 a 1 e venceu o Santos por 2 a 1. Contudo, Abel Ferreira começou a cobrar a chegada de um novo centroavante.

O fim do mês de janeiro foi difícil para o Verdão. Afinal, a equipe perdeu para o Novorizontino por 2 a 1 e empatou com o RB Bragantino em 0 a 0. Apesar de um jogo ter acontecido na Arena Barueri e outro no Allianz, em ambos o Alviverde era o mandante.

FEVEREIRO

No começo de fevereiro, o Palmeiras goleou o Guarani por 4 a 1, mas na sequência acabou engatando dois empates seguidos contra Corinthians e Água Santa, o que fez a equipe ficar ameaçada de sequer se classificar para o mata-mata do Paulistão.

Isso porque São Bernardo e Ponte Preta faziam um grande campeonato e brigavam ponto a ponto com o Palmeiras por duas vagas nas quartas de final. Assim, o time de Abel Ferreira sabia que não poderia mais tropeçar caso quisesse buscar a classificação.

Desta forma, o Palmeiras engatou mais duas vitórias contra Inter de Limeira e Botafogo-SP, além de um empate com o São Paulo em 0 a 0. Contudo, o Alviverde chegou para a última rodada da fase de grupos fora da zona de classificação.

Na última rodada da fase de grupos do Paulistão, o Palmeiras suou, mas venceu o Mirassol por 3 a 2 fora de casa, contou com um tropeço da Ponte Preta e se classificou em segundo lugar na chave, atrás apenas do São Bernardo.

No final do mês, o Palmeiras anunciou a contratação de Vitor Roque, que chegava como a contratação mais cara da história do clube. O jogador estava emprestado ao Real Bétis, da Espanha, mas pertencia ao Barcelona.

Foto: Reprodução / Palmeiras
Palmeiras contratou Vitor Roque para a temporada de 2025 – Foto: Divulgação / Palmeiras

MARÇO

No primeiro dia do mês de março, o Palmeiras venceu o São Bernardo por 3 a 0 e se classificou para as semifinais do Campeonato Paulista. O atacante Estêvão foi o grande destaque da partida ao marcar dois belos gols.

Na semifinal, o Verdão encarou o São Paulo no Allianz Parque e venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Raphael Veiga, de pênalti. Contudo, a cobrança deu o que falar já que Vitor Roque acabou forçando um contato com Arboleda e o juiz assinalou a marca da cal. Dias depois, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, disse que a penalidade não deveria ter sido marcada.

No primeiro jogo da final do Paulistão, contra o Corinthians, Palmeiras perde por 1 a 0, em pleno Allianz Parque e vê a oportunidade do tetracampeonato estadual ficar mais complicada.

No jogo decisivo da final do Campeonato Paulista, Palmeiras não consegue furar a defesa do Corinthians, empata em 0 a 0 e se torna vice-campeão estadual. A partida ficou marcada pelo pênalti perdido por Raphael Veiga, no segundo tempo, que parou em defesa de Hugo Souza. O Verdão, aliás, perdeu a chance de conquistar a competição pela quarta vez seguida.

Ainda em março, o Palmeiras estreou no Campeonato Brasileiro contra seu algoz do ano passado: o Botafogo. Contudo, em um jogo fraco no Allianz Parque, as equipes não saíram do 0 a 0.

ABRIL

No mês de abril, o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores. Em um jogo muito disputado, o Verdão venceu o Sporting Cristal, no Peru, por 3 a 2. O gol da vitória, aliás, saiu nos acréscimos do segundo tempo, com Richard Rios.

Já no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras empolgou. Afinal, nos quatro jogos seguintes pela competição, o Verdão venceu Sport (2 a 1), Corinthians (2 a 0), Internacional (1 a 0) e Fortaleza (2 a 1). O único tropeço no mês aconteceu no dia 27 de abril, quando o Alviverde perdeu para o Bahia, no Allianz Parque, por 1 a 0.

Já na Libertadores o Verdão seguia a todo vapor. A equipe de Abel Ferreira bateu o Cerro Porteño, do Paraguai, por 1 a 0, em casa e também venceu o Bolívar, em plena altitude de La Paz, por 3 a 2.

No final do mês, o Palmeiras fez sua estreia na Copa do Brasil. O adversário da vez era o Ceará. No jogo de ida, na Arena Castelão, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez.

MAIO

Maio começou e o Palmeiras seguia avassalador no Brasileirão. O Verdão engatou mais três vitórias seguidas na competição contra Vasco (1 a 0), São Paulo (1 a 0) e RB Bragantino (3 a 2).

Já nas copas, o Verdão também estava imparável. Com novas vitórias diante de Cerro Porteño (2 a 0), Bolívar (2 a 0) e Sporting Cristal (6 a 0), o Alviverde garantiu não só o primeiro lugar de seu grupo, mas a melhor campanha geral da Libertadores, com 100% de aproveitamento.

Por fim, na Copa do Brasil, a equipe de Abel Ferreira não tomou conhecimento do Ceará e venceu novamente, desta vez por 3 a 0, garantindo um lugar nas oitavas de final da competição.

Contudo, o final do mês reservou um revés doloroso ao torcedor palestrino. Afinal, em um duelo direto contra o Flamengo, em pleno Allianz Parque, o Palmeiras perdeu por 2 a 0 e viu o rival disparar na tabela.

JUNHO

O mês de junho começou com mais uma derrota. O Palmeiras foi até Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro e perdeu por 2 a 1, com dois gols de Kaio Jorge. Assim, o Verdão engatava duas derrotas seguidas contra os seus principais concorrentes ao título brasileiro.

Apesar dos reveses consecutivos, o Palmeiras não criou desespero e mudou a chave para a disputa do Mundial de Clubes. A equipe viajou para os Estados Unidos para disputar a competição e concentrou todo seu foco no torneio.

Na estreia no Mundial, o Palmeiras encarou o Porto, de Portugal. Apesar de uma boa atuação, o Verdão viu o goleiro Cláudio Ramos brilhar e ficou no 0 a 0 contra os portugueses.

No jogo seguinte, veio a primeira vitória no Mundial. Com uma atuação sólida, o Palmeiras venceu o Al-Ahly, do Egito e venceu seu primeiro jogo na competição. Flaco López e um gol contra construíram o placar para o Verdão.

No último jogo da fase de grupos, o Palmeiras ficou no empate em 2 a 2 com o Inter Miami. Os estadunidenses chegaram a abrir 2 a 0 no placar, mas o Verdão conseguiu buscar a igualdade com Paulinho e Maurício.

No final do mês, o Palmeiras encarou um velho conhecido nas oitavas de final do Mundial de Clubes: o Botafogo. O resultado só veio na prorrogação. Paulinho fez linda jogada individual e marcou o único gol da partida, selando a vitória alviverde.

Foto: Reprodução / Palmeiras
Palmeiras fez boa campanha no Mundial de Clubes – Foto: Divulgação / FIFA

JULHO

No começo de julho, um dos grandes baques da temporada. Afinal, o Palmeiras até jogou bem, mas acabou perdendo para o Chelsea por 2 a 1, nas quartas de final, e deu adeus ao Mundial de Clubes.

A partida também marcou o último jogo do jovem Estêvão, que estava de malas prontas para defender justamente o Chelsea. O atleta foi ovacionado e abraçado pelo elenco alviverde após o embate.

Além de Estêvão, outro jogador que deixou o clube foi Richard Ríos. O colombiano foi negociado com o Benfica, de Portugal e foi seguir carreira no Velho Continente.

De volta ao Campeonato Brasileiro, o Palmeiras voltou a engatar uma sequência positiva. Depois do empate em 1 a 1 com o Mirassol, no Allianz, o Verdão venceu Atlético-MG (3 a 2), Fluminense (2 a 1) e Grêmio (1 a 0), seguindo firme na briga pelo título.

No último dia do mês, o Palmeiras iniciou sua batalha contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Itaquera, o Verdão perdeu por 1 a 0, após Memphis Depay fazer um gol no segundo tempo.

AGOSTO

Pensando no duelo de volta contra o Corinthians, o Palmeiras poupou seus titulares contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro Baiano chegou a abrir 2 a 0, mas o Verdão conseguiu buscar o empate.

No jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras voltou a perder para o Corinthians, desta vez por 2 a 0 e deu adeus a competição. O embate ficou marcado pela expulsão de Anibal Moreno, ainda no começo do jogo, que prejudicou o plano de jogo do Verdão.

Apesar do baque da eliminação, o Palmeiras seguiu firme no restante dos seus objetivos. Tanto que venceu Ceará, Botafogo e Sport, pelo Campeonato Brasileiro e seguiram na briga pela ponta.

Na janela do meio do ano, o Palmeiras se reforçou e trouxe Jefté, Khellven e Carlos Miguel. Contudo, o grande destaque era Andreas Pereira, que deixou o futebol inglês para ser o grande nome do meio de campo do Verdão no restante do ano.

Já na Libertadores, o Verdão teve pela frente o Universitário, do Peru. No primeiro jogo, em Lima, o Palmeiras não tomou conhecimento do adversário e venceu por 4 a 0. Assim, no embate de volta, o Alviverde não precisou se esforçara muito, ficou no 0 a 0 e avançou de fase.

No último dia do mês, o Palmeiras reencontrou o algoz Corinthians, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. Em Itaquera, Vitor Roque chegou a abrir o placar, mas um gol contra de Piquerez deixou tudo igual no embate.

SETEMBRO

No começo de setembro, o Palmeiras se manteve firme no Brasileirão aplicando duas goleadas impiedosas contra Internacional e Fortaleza, ambas por 4 a 1.

Já na Libertadores, o Verdão teve seu grande confronto até então contra o River Plate. No primeiro jogo, em Buenos Aires, o Palmeiras teve grande atuação coletiva e venceu por 2 a 1, podendo até ter marcado mais. Contudo, mostrou a força do time de Abel Ferreira para estes momentos.

No jogo de volta, o River Plate chegou a abrir o placar no Allianz Parque, mas com Flaco López e Vitor Roque inspirados, o Verdão virou para 3 a 1 e garantiu seu lugar na semifinal da Libertadores.

Na última partida do mês, outro algoz do Palmeiras apareceu novamente. Na Arena Fonte Nova, o Bahia venceu o Verdão, novamente por 1 a 0 e deu uma freada na ascensão da equipe de Abel Ferreira na temporada.

OUTUBRO

Com o foco no Campeonato Brasileiro, o Verdão seguia avassalador e emplacou novamente mais três goleadas, contra Vasco (3 a 0), Juventude (4 a 1) e RB Bragantino (5 a 1). Contudo, no meio destas partidas, o Alviverde jogou o polêmico clássico contra o São Paulo no Morumbis. Na ocasião, o Tricolor vencia por 2 a 0 quando o juiz Ramon Abatti Abel não marcou um pênalti claro de Allan em Tapia e não expulsou Andreas Pereira em falta violenta em cima de Marcos Antônio. O Palmeiras reagiu no segundo tempo e conseguiu virar para 3 a 2.

Apesar do resultado positivo, o Verdão ficou marcado pelos favorecimentos no clássico. O técnico Abel Ferreira viria a falar que esta partida mudou a visão dos árbitros em relação a sua equipe, que começou a ser prejudicada em alguns embates.

A reclamação com a arbitragem veio justamente em um dos jogos mais decisivos do Brasileirão. Contra o Flamengo, no Maracanã, o Verdão perdeu por 3 a 2 e viu seu adversário direto assumir a liderança. O Palmeiras reclamou muito em um pênalti de Jorginho em cima de Gustavo Gómez, não marcado pela arbitragem.

Ainda em outubro, o Palmeiras começou sua caminhada na semifinal da Copa Libertadores. Contudo, em uma atuação terrível, o Verdão perdeu para a LDU por 3 a 0, em Quito e se complicou por uma vaga na final.

Antes do duelo decisivo contra os equatorianos, o Palmeiras teve outro duelo direto no Brasileirão, desta vez contra o Cruzeiro. Apesar do jogo aberto, as equipes ficaram no 0 a 0, no Allianz Parque.

No jogo de volta da Libertadores, o Palmeiras fez o impossível. Uma sonora goleada por 4 a 0 colocou o Verdão na final da competição continental. A virada no placar nunca havia acontecido na história do torneio.

NOVEMBRO

No começo do mês de novembro, o Palmeiras engatou mais duas vitórias seguidas contra Juventude e Santos, seguindo firme na briga pelo título.

Contudo, a oscilação do Verdão no torneio de pontos corridos começaria justamente na reta final da competição. Isso porque o Palmeiras engatou cinco jogos sem vencer na competição. Foram derrotas para Mirassol (2 a 1), Santos (1 a 0) e Grêmio (3 a 2), além de dois empates em 0 a 0 para Vitória e Fluminense, em pleno Allianz Parque. Assim, o Flamengo ficou muito próximo do título brasileiro.

No final de novembro, outra derrota dolorosa. O Palmeiras encarou o Flamengo, em Lima, pela grande final da Libertadores. Contudo, em um jogo nervoso e sem nenhum chute a gol do time de Abel Ferreira, o Verdão perdeu para o Rubro-Negro por 1 a 0, com gol de Danilo e se sagrou tetracampeão continental.

Foto: Reprodução / Palmeiras
Palmeiras perdeu a Libertadores e o Brasileiro para o Flamengo – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

DEZEMBRO

No retorno ao Brasileirão, o Palmeiras teve grande atuação em BH e venceu o Atlético Mineiro por 3 a 0, fora de casa. Contudo, não foi o suficiente para seguir vivo na briga pelo título brasileiro, que ficou com o Flamengo.

No último jogo do ano, o Palmeiras se despediu com vitória. Triunfo diante do Ceará por 2 a 1, na Arena Castelão, assegurando o segundo lugar no Campeonato Brasileiro.

Assim, o Verdão terminou a temporada pela primeira vez sem títulos sob o comando de Abel Ferreira. Mesmo assim, o treinador renovou seu contrato com o Palmeiras até 2027.

Na reta final do ano, uma leve confusão marcou uma das reuniões do conselho do Palmeiras. Um diretor fez cobranças a gestão de Leila Pereira, que não conquistou nenhum título em 2025 e gastou muito dinheiro com reforços. A mandatária e o conselheiro bateram boca de forma acalorada durante o encontro.

Além disso, o Palmeiras começou a se movimentar visando 2026. Além de tentar recuperar alguns jogadores, o Verdão garantiu a permanência de Bruno Fuchs. Em contrapartida, alguns atletas devem deixar o clube no ano que vem, como Aníbal Moreno, que negocia com o River Plate.

Veja mais:

+ Bap critica rivais que gastam além das receitas: "Devem buscar outra área"

+ Salah faz história e alcança marca inédita na Copa Africana de Nações

Últimas notícias

Ver Tudo
Copa do Mundo

Suíça vence Canadá, mas ambos se classificam para o mata-mata

Em Vancouver, Suíça e Canadá mediram forças pela terceira rodada do Grupo B, e os suíços levaram a melhor por 2 a 1, com show de Manzambi

Copa do Mundo

Bósnia vence e elimina o Catar na Copa do Mundo

Com gols de Alajbegovic, Al-Brake (contra) e Mahmic, Bósnia vence por 3 a 1 e deve avançar ao mata-mata

Copa do Mundo

Com Rayan, confira a escalação do Brasil contra Escócia

Atacante do Bournemouth assume vaga de Raphinha, enquanto Neymar volta a ser relacionado no Brasil após quase três anos

Copa do Mundo

Confira quem o Brasil pode encarar no mata-mata da Copa

Liderando o Grupo C com quatro pontos, Brasil ainda pode terminar em primeiro, segundo ou até terceiro lugar e terá adversários complicados

Copa do Mundo

Koné se reencontra com jogador do Catar após grave fratura

Madibo esteve em Vancouver ao lado do ministro do Esporte do Catar para prestar apoio ao meia canadense, que deve ficar inativo por cinco meses

Copa do Mundo

Messi completa 39 anos e recebe festa surpresa

Em grande momento na Copa do Mundo, camisa 10 ganha bolo dos companheiros de seleção e divulga imagens nas redes sociais

Copa do Mundo

Colômbia vence a RD Congo e se classifica na Copa do Mundo

Colômbia parou durante boa parte do jogo no goleiro Mpasi, mas contou com o lateral-artilheiro Muñoz para avançar à próxima fase do Mundial

Futebol brasileiro

Ronaldinho Gaúcho acerta com clube da Itália

Ronaldinho Gaúcho assina com o Ravenna FC, da Série C italiana, em projeto que une marketing, futebol e jogo de despedida.

Copa do Mundo

Panamá é a quinta seleção matematicamente eliminada da Copa

Derrota para a Croácia nesta terça-feira (23), sela o destino da seleção panamenha, que se junta a Turquia, Tunísia, Jordânia e Haiti

Copa do Mundo

Ancelotti despista sobre substituto de Raphinha

Ancelotti elogia evolução do Brasil, vê Escócia como adversário organizado e confirma Neymar pronto para ganhar seus minutos na Copa