São Paulo bate Atlético Nacional nos pênaltis e avança na Libertadores
Tricolor contou com estrela de Rafael para seguir no torneio

Jogada 10
O São Paulo está classificado para as quartas de final da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira (19), no Morumbis, o Tricolor superou o trauma em disputas de pênaltis e eliminou o Atlético Nacional ao vencer por 4 a 3 nas penalidades, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Agora, o time comandado por Hernán Crespo enfrentará o vencedor de Botafogo e LDU, podendo reeditar o duelo da edição passada. Antes disso, volta a campo no domingo (24), às 18h30, novamente no Morumbis, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão.
Gol relâmpago e domínio inicial
O São Paulo começou a partida de forma intensa. Logo na primeira chance, Bobadilla recebeu de Cédric Soares e chutou para a defesa tirar quase em cima da linha. Na sobra, Rodriguinho finalizou e outro zagueiro afastou. Na sequência, após escanteio, Luciano desviou no primeiro pau e André Silva, mesmo pressionado, completou para as redes: 1 a 0.
O Tricolor seguiu melhor e quase ampliou com Cédric Soares, de cabeça, e Marcos Antônio, que arriscou de fora. A principal válvula de escape era pelo lado direito, onde o time encontrava espaços com frequência. Nos minutos finais, porém, o Atlético Nacional cresceu. Morelos finalizou da entrada da área e obrigou Rafael a fazer boa defesa.
Segundo tempo: empate colombiano
Na etapa final, o São Paulo voltou com intensidade e levou perigo em chute de Enzo Díaz, defendido por Ospina. Mas o time passou a ter dificuldades para criar chances claras, permitindo que o Atlético Nacional crescesse. Hinestroza arriscou de fora e, no rebote, Rafael salvou novamente após finalização de Morelos.
Aos 24 minutos, Enzo Díaz derrubou Morelos na área. O árbitro inicialmente não marcou, mas o VAR interveio e a penalidade foi confirmada. O próprio atacante colombiano bateu e empatou: 1 a 1. Na comemoração, Cardona discutiu com Ferraresi e acabou expulso por já ter amarelo, deixando os visitantes com dez jogadores.
Com um a mais, Crespo colocou Ferreira e depois o jovem Henrique, que deram mais agressividade. Ferreira teve duas boas chances, mas não conseguiu marcar. Henrique também levou perigo nos minutos finais, mas não evitou que a decisão fosse para os pênaltis.
Pênaltis: Rafael brilha e Cédric decide
Na disputa, Rafael pegou a primeira cobrança de Uribe. Lucas Moura abriu a série e marcou para o São Paulo. Na sequência, Campuzano converteu, mas Marcos Antônio acertou a trave. Morelos fez para os colombianos, Luciano respondeu, e o placar seguiu empatado.
Tesillo e Enzo Díaz converteram, mas Hinestroza mandou no travessão. Coube a Cédric Soares bater o último pênalti e garantir a classificação do São Paulo: 4 a 3.
SÃO PAULO 1 (4) x (3) 1 ATLÉTICO NACIONAL
Oitavas de final da Copa Libertadores – jogo de volta
📅 Data: 19/08/2025 – 21h30 (de Brasília)
🏟️ Local: Estádio do Morumbis, São Paulo (SP)
👥 Público: 57.559
💰 Renda: R$ 3.851.690,00
Gols: André Silva 2’/1ºT (1-0); Morelos 24’/2ºT (1-1).
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Alan Franco (Henrique, 43’/2ºT), Sabino; Cédric Soares, Marcos Antônio, Rodriguinho (Lucas Moura, 14’/2ºT), Bobadilla, Enzo Díaz; Luciano, André Silva (Ferreira, 28’/2ºT).
Técnico: Hernán Crespo.
Atlético Nacional: Ospina; Román, Arias, Tesillo, Cándido; Campuzano, Zapata (Uribe, 10’/2ºT); Hinestroza, Cardona, Marlos Moreno; Morelos (Bauzá, 41’/2ºT).
Técnico: Javier Gandolfi.
Arbitragem: Maximiliano Ramírez (ARG); assistentes Cristian Navarro (ARG) e Pablo González (ARG); VAR: Silvio Trucco (ARG).
Cartões amarelos: Cédric Soares, Ferraresi (SPFC); Cardona, Zapata, Campuzano, Román (ATL).
Cartão vermelho: Cardona, 25’/2ºT (ATL).