Conmebol anuncia medidas "anti-catimba" em jogos das oitavas da Libertadores e Sula
Entidade divulgou pacote de medidas para aumentar o tempo de bola em movimento

Jogada 10
Na semana que marca a largada para as fases decisivas da Libertadores e da Sul-Americana, a Conmebol adotou uma posição de grande relevância para o bom andamento dos jogos. Nesta segunda-feira (11), a entidade divulgou um pacote de medidas para combater a catimba e, assim, inibir as interrupções nas partidas.
Desse modo, a Conmebol espera que o tempo efetivo de bola em jogo aumente significativamente a fim de tornar o espetáculo mais dinâmico e atrativo a partir destas oitavas de final.
De acordo com a Direção de Competições e Operações, as ações passam a vigorar em os torneios sob chancela da entidade. Estas, aliás, incluem o cumprimento à risca do regulamento em casos de atrasos deliberados, bem como um apelo para que toda a comunidade do futebol (dirigentes, comissões técnicas, jogadores, árbitros e até mesmo torcedores) possa aderir à iniciativa.
Conmebol enfatiza: "Menos tempo perdido, mais jogo"
Determinada a contribuir efetivamente para que as partidas se aproximem dos 90 minutos de bola em movimento, a Conmebol pretende minimizar paralisações por substituições ou atendimentos médicos. Aqueles que retardarem a retomado do jogo receberão advertência com cartão amarelo.
“Com menos tempo perdido, haverá mais jogo. Com mais jogo, aumenta a exigência e, com isso, cresce o atrativo de partidas e torneios. O resultado final será um futebol sul-americano mais competitivo e vibrante, baseado em forte espírito esportivo e fair play”, enfatizou a Conmebol.