Biografia de Lewandowski cita pedido do Barcelona para o astro deixar de marcar gols
Reunião com pedido inusitado teria, de acordo com o livro, provocado um momentos mais sensíveis da relação entre jogador e clube

Publicada no fim do ano passado, a biografia de Robert Lewandowski voltou ao centro das atenções na mídia esportiva nesta semana. O motivo? Um relato envolvendo um pedido inusitado da diretoria do Barcelona, que teria culminado em um dos momentos mais sensíveis da relação com o atleta. Voltaremos à temporada 2022/23 para entender o episódio.
No livro, o jornalista polonês Sebastian Staszewski contextualiza que a polêmica reunião entre o atleta e a cúpula ocorreu a duas partidas do fim da LaLiga 2022/23. O título estava garantido, e Lewa vivia um momento eficiente, com quatro gols em três partidas. Ele ainda ostentava o posto de artilheiro da competição, cm 23 tentos.
A reunião ganhou contornos distintos quando um membro da diretoria teria feito a seguinte proposta: “Robert, precisamos que não marque gols na últimas duas rodadas”. O texto descreve o astro surpreendido com o pedido, especialmente pela presença do presidente Joan Laporta na sala.
Justificativa e impacto extracampo
A cúpula se baseou em razões financeiras para fazer o pedido, visto que mantinha exigências contratuais com o Bayern de Munique. O clube espanhol teria que arcar com 2,5 milhões de euros caso o atacante alcançasse 25 gols na LaLiga, e ele estava a dois da marca.
Robert atuou nas duas rodadas, mesmo diante do contexto. Ele esteve entre os titulares em ambos os compromissos e contribuiu com uma assistência na vitória sobre o Mallorca. Na última rodada, o revés por 2 a 1 para o Celta Vigo, teve atuação discreta.
A obra também relembra as cifras envolvidas na chegada do centroavante ao clube catalão. O Barcelona pagou 45 milhões de euros ao Bayern pelo astro, com adicional de 5 milhões de euros em variáveis previstas no acordo.
Distante da necessidade de contê-lo, o Barcelona espera conta com a efetividade do atacante para os próximos compromissos. O clube enfrenta o Athletic Bilbao no sábado (22), às 12h15 (de Brasília), pela LaLiga. Depois, viaja para encarar o Chelsea na terça-feira (25), às 17h (de Brasília), pela Champions League.
Veja mais:
+ Neymar pede desculpas por pênalti cometido em empate do Santos
+ Fernandinho, ex-Athletico, anuncia aposentadoria: "Não motiva mais"









