Arrascaeta ironiza "momento da arbitragem" no Brasil após vitória do Flamengo
Apesar dos protestos, o Rubro-Negro superou o Botafogo com propriedade por 3 a 0 e segue na caça ao líder

A vitória convincente do Flamengo por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Nilton Santos, não maquiou a insatisfação dos visitantes com a arbitragem do clássico. Mesmo com o resultado, o Rubro-Negro protestou contra decisões de Alex Gomes Stefano em dois lances pontuais: um possível pênalti e uma não expulsão. Uma das principais manifestações contrárias partiu do capitão Arrascaeta, que usou suas redes sociais para extravasar.
“Que momento passa o futebol brasileiro. Os jogadores estão deixando de ser os protagonistas”, escreveu o uruguaio no X, em clara referência à condução da arbitragem durante o clássico.
O primeiro lance que gerou insatisfação ocorreu ainda no primeiro tempo, quando Allan pisou no pé de Luiz Araújo dentro da área. Alex Gomes Stefano não sinalizou pênalti, e o VAR respeitou a decisão de campo — ou seja, não indicou análise. Vale pontuar que o clássico estava empatado em 0 a 0 àquela altura.
Pouco depois, o lateral Cuiabano cometeu uma falta mais dura em Royal, acertando a perna do adversário com a trava da chuteira. O árbitro não considerou lance para vermelho e gerou outra controversa com o lado rubro-negro.
Análise do VAR
A CBF seguiu o novo protocolo e liberou o áudio da cabine do VAR, mesmo sem a análise em campo. No lance do pênalti, a cabine reconhece o pisão de Allan, porém o considera “insignificante” para assinalar penalidade.
“Vejo um contato muito leve. Não vejo um pisão claro, ele visa a bola e nem tinha mais a possibilidade de seguir. A jogada não é impactada por esse contato, correto?”, disse o auxiliar de vídeo na comunicação com o árbitro.
Segundos depois, a conclusão: “Tudo checado, pode seguir. Tem um contato leve que não impacta na ação de sequência da jogada. Ele não tinha nem possibilidade de pegar a bola mais à frente, contato insignificante de jogo”.
Além de Alex Gomes Stefano (SP), participaram da arbitragem os assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). Complementaram a equipe o quarto árbitro Lucas Paulo Torezin (PR), o VAR Rodolpho Toski Marques (PR), e os assistentes Diogo Carvalho Silva (RJ) e Diego Pombo Lopez (BA).
Flamengo vence com autoridade
Apesar das controvérsias envolvendo arbitragem, o Rubro-Negro teve uma atuação sólida na vitória incontestável sobre o Botafogo no Nilton Santos. Com gols de Pedro, Luiz Araújo e Plata, o Mais Querido se mantém vivíssimo na disputa pelo título nacional — novamente em um embate direto com o Palmeiras.
O Flamengo agora soma 58 pontos e está a três do Alviverde, que goleou o Bragantino por 5 a 1 na última quarta-feira (15). O Cruzeiro, terceiro colocado, empatou o clássico mineiro e vê a briga mais distante, com 53. Já o Botafogo soma 43 e figura em quinto lugar momentaneamente.
Veja mais:
+ Pedro completa 300 jogos pelo Flamengo e comemora "noite perfeita"
+ Santos tem primeiro tempo avassalador e vence o Corinthians na Vila Belmiro