O Vitória oficializou a contratação do atacante Wellington Rato, de 32 anos, que estava no São Paulo. O acordo foi fechado por R$ 5 milhões, conforme informou o GE.
O técnico do Vitória, Thiago Carpini, destacou a importância da chegada do jogador, que será "um dos pilares do projeto". Carpini e Rato já trabalharam juntos na Caldense como atletas e se reencontraram no São Paulo, desta vez com Carpini como treinador. Agora, retomam a parceria no Rubro-Negro baiano.
– O atleta já manifestou o desejo de vir para o Vitória, isso é muito legal. Ele tem mercado e outras possibilidades, mas talvez veja no Vitória um novo desafio. […] Seria um dos pilares do nosso projeto, tem perfil de liderança técnica e vivência. Trabalhamos juntos no São Paulo. Se acontecer, vai otimizar nosso convívio – disse Carpini.
Em 2024, Wellington Rato disputou 41 partidas pelo São Paulo, com um gol e nove assistências, além de conquistar a Supercopa do Brasil. Seu melhor momento no clube foi em 2023, quando foi peça importante na conquista da Copa do Brasil.
Antes de chegar ao São Paulo, o atacante se destacou no Atlético Goianiense, em 2022, com 70 jogos, sete gols e 15 assistências, desempenho que chamou a atenção do Tricolor. Ele tinha contrato com o São Paulo até o final de 2026.