Vinícius Júnior novamente ergueu sua voz na luta contra o racismo. Desta vez, a indignação foi contra a própria torcida do Real Madrid, após o clássico contra o Barcelona, onde jogadores adversários foram alvo de insultos racistas.
Seguindo o confronto no Santiago Bernabéu, que terminou em uma derrota humilhante por 4 a 0 para os merengues, relatos de ataques verbais contra os atletas do Barça, especialmente o jovem Lamine Yamal, emergiram na imprensa.
Vinícius foi ao "X", antigo Twitter, para expressar seu repúdio: "Lamentável o que aconteceu ontem no Bernabéu com insultos racistas. Não há espaço para esses criminosos em nossa sociedade. Todo meu apoio a Lamine, Ansu e Raphinha. Sei que o Real Madrid e a polícia vão identificar e punir os culpados."
Este não é um episódio isolado para Vinícius, que já sofreu ataques similares e se tornou um dos principais ativistas contra o racismo nos estádios espanhóis. Sua postura proativa motivou respostas mais firmes de entidades como a Federação Espanhola de Futebol, La Liga e os clubes envolvidos, que agora trabalham juntos para combater esse flagelo, identificando e punindo os responsáveis com o rigor necessário.