Paris foi o palco nesta segunda-feira (28) da cerimônia da Bola de Ouro 2024. Organizado pela revista France Football, em parceria com a Uefa e o jornal L'Équipe, o evento consagrou o volante Rodri, do Manchester City, como o melhor jogador do mundo, superando o antes favorito Vinícius Júnior, que ficou com a segunda posição.
Entre as mulheres, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi coroada como a melhor jogadora pelo segundo ano consecutivo. O Real Madrid, que viu Vinícius Júnior ficar em segundo lugar, também foi premiado como o Clube do Ano na categoria masculina, enquanto o Barcelona levou o mesmo título no feminino.
Carlo Ancelotti foi eleito o melhor treinador masculino, enquanto Emma Hayes ganhou na categoria feminina. Já o argentino Emiliano Martínez levou o Troféu Yashin, confirmando seu status como o melhor goleiro, e Lamine Yamal foi agraciado com o Troféu Kopa como o melhor jogador jovem. Na esfera das contribuições fora de campo, Jenni Hermoso foi honrada com o Troféu Sócrates por seu impacto em causas sociais.
Finalizando a lista de premiados, o Troféu Gerd Müller para o artilheiro da temporada foi compartilhado entre Harry Kane e Kylian Mbappé.