Torcedores do Talleres fizeram gestos imitando macaco para os torcedores do São Paulo nesta quarta-feira (2), no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
Esse é mais um caso de racismo na Copa Libertadores contra brasileiros. O gesto ocorreu após a vitória do time Tricolor por 1 a 0, pela primeira rodada da fase de grupo da Conmebol Libertadores. O video viralizou nas redes sociais.
O vídeo foi enviado por um torcedor do São Paulo presente no estádio e foi publicado pelo jornalista Gabriel Sá no X.
A Conmebol abriu um procedimento disciplinar com o objetivo de apurar o caso, e se a punição for confirmada, o regulamento prevê jogos pela competição com portões fechados e aplicação de multas.
+LEIA MAIS: São Paulo consegue a primeira vitória como visitante contra o Talleres
Há uma semana, a Confederação Sul-Americana de Futebol se reuniu para debater novas formas de combate ao racismo em jogos da Sul -Americana e Libertadores. E recentemente, anunciaram a criação de uma força tarefa para combater o racismo e a violência, que será liderada pelo pentacampeão Ronaldo.
Essa força tarefa tem como medidas: a criação de uma lista de pessoas envolvidas em atos de racismo que estarão proibidas de frequentar estádios em todo o continente e a implementação de programas educacionais para promover a prevenção e conscientização do racismo no esporte.