Desde a época de jogador Romário determinou para si que só usaria chuteiras pretas. Hoje, como presidente do América-RJ, o craque brasileiro estendeu a determinação para os atletas que disputam a Copinha.
Após cinco anos o jovens jogadores do Mecão voltaram a disputar o torneio de base e já garantiram a classificação para o mata-mata com 100% de aproveitamento.
“É ordem do nosso presidente. Temos um presidente que ganhou tudo na vida como jogador e a gente precisa se espelhar nele. Está mudando a história do clube, nos ajudando e precisamos obedecer. Quem obedece, colhe frutos. E conseguimos a classificação na Copinha dessa forma”, disse o roupeiro Mauro Barcelos ao "GE".
Quem aparecer com a chuteira de outra cor terá o calçado pintado e também será cobrada uma multa de 20%. A ordem ganhou o apoio do comandante da equipe sub-20, Sérgio Trepe. O técnico acredita que a determinação ajuda a evitar distrações e a desenvolver os atletas.
“Os garotos querem copiar tudo que assistem na televisão. E muitas vezes aparecem com chuteiras coloridas, mas esquecem o mais importante. Eu apoio o pessoal que gosta do futebol raiz, futebol antigo. Temos que seguir o conselho do nosso presidente que ganhou tudo no futebol. A nossa profissão é séria e precisamos valorizá-la diariamente com o desenvolvimento dentro de campo”, disse Sérgio.